Ex-designer da CAPCOM diz que Palworld não deveria existir da forma atual

Imagem de: Ex-designer da CAPCOM diz que Palworld não deveria existir da forma atual

Depois que a Pocketpair anunciou que a versão 1.0 de Palworld será lançada em 2026, um dos nomes mais respeitados da indústria dos games, Yoshiki Okamoto — ex-designer da CAPCOM e responsável por franquias lendárias como Resident Evil, Street Fighter, Mega Man e Dino Crisis — resolveu comentar o caso em seu canal pessoal no YouTube.

Okamoto foi direto ao ponto ao dizer o que pensa sobre a polêmica envolvendo o jogo e a Nintendo:

"Acredito que Palworld ultrapassou um limite que não deveria ter sido ultrapassado, e eu não quero que o mundo se torne um lugar onde esse tipo de coisa seja considerado aceitável. Não é porque o jogo vendeu bem, é divertido ou tem boas avaliações que isso o torna certo."

O veterano ainda apontou que, se houver um acordo com a Nintendo, a situação pode mudar:

"Se um acerto for feito, então Palworld se tornará um jogo oficialmente permitido. Mas, por enquanto, ele está sendo processado, e isso o torna inaceitável. Ao jogar, você está apoiando o jogo, então, por favor, não o comprem."

A fala do ex-designer, no entanto, gerou reações divididas. Muitos jogadores lembraram que alguns dos títulos em que ele mesmo trabalhou também apresentavam semelhanças com jogos lançados anteriormente, o que levantou questionamentos sobre até que ponto essas "inspirações" são ou não aceitáveis dentro da indústria.

Em setembro de 2024, a Nintendo entrou com um processo contra a desenvolvedora Pocketpair, alegando violação de direitos de patente.

Mais recentemente, a empresa reforçou no tribunal que mods de jogos não devem ser considerados como "arte prévia" (ou seja, não podem ser usados como justificativa para defender similaridades).

Com o processo em andamento, a Pocketpair precisou fazer algumas mudanças em Palworld neste ano, incluindo a remoção da função que permitia invocar os "Pals" por meio de esferas — uma das mecânicas que mais lembrava Pokémon.

O caso ficou ainda mais curioso quando, apenas onze dias depois de a Nintendo anunciar seu novo jogo de fazendinha, Pokémon Pokopia — atualmente em desenvolvimento pela Koei Tecmo e com lançamento previsto para 2026 no Nintendo Switch 2 — a Pocketpair revelou seu próprio spin-off no mesmo estilo, chamado Palworld: Palfarm.

A disputa entre as duas empresas reacende uma velha discussão no mundo dos games sobre até onde vai a inspiração e onde começa a cópia.

Enquanto o processo segue, a comunidade observa de perto o desenrolar dessa história, que pode definir novos limites para o uso de referências em jogos futuros.