Após o fim do emulador de Nintendo Switch, Yuzu, vários outros projetos baseados nele começaram a ser desenvolvidos. Um desses projetos é o Sudachi, que recentemente foi atualizado para suportar o menu inicial do console.
A última versão do emulador, a v0e54fcf, adiciona o menu inicial do console através do QLaunch. Além disso, a nova versão também introduziu suporte para a firmware 18.0.0, permitindo que o emulador execute jogos que requerem essa firmware.
O suporte ao menu inicial já está disponível para a versão Windows do emulador e será adicionado à versão Android em breve. O Sudachi não é o único emulador de Nintendo Switch que surgiu após o fim do Yuzu.
Outro emulador, o Suyu, enfrentou alguns problemas legais logo após a primeira versão compilada ter sido disponibilizada online, mas o desenvolvimento ainda está em andamento.
Apesar do emulador estar disponível há algum tempo, era apenas uma questão de tempo até a Nintendo ir atrás do emulador Yuzu. Isso porque, repetidas vezes, o emulador era usado para jogar jogos antes de seu lançamento oficial.
Segundo relatos, a Nintendo usou dados de telemetria do emulador para provar que ele estava sendo usado para jogar jogos piratas, e assim, os desenvolvedores não tiveram escolha a não ser chegar a um acordo com a empresa japonesa antes que o caso fosse a julgamento e evitar consequências muito piores do que pagar $2,4 milhões e parar o desenvolvimento.
Apesar do cenários desfavorável para os desenvolvedores de emulador de Siwtch, a equipe do Sudachi continua fornecendo atualizações e melhorias para aprimorar a funcionalidade, compatibilidade e desempenho de seu projeto.
Os usuários podem esperar atualizações regulares com correções de bugs, melhorias de estabilidade e novos recursos para aprimorar ainda mais a experiência de jogo em dispositivos Android.