Um estudo recente de qualidade para carros elétricos modelo 2022 aponta que a qualidade dos veículos diminuiu cerca de 11%, a maior queda mais já registrada no setor.
A pesquisa foi publicada pela JD Power, uma empresa americana de pesquisa e análise de consumidores com sede em Troy, EUA, e revela uma tendência de fabricação de má qualidade de empresas como a Tesla e Polestar.
Segundo o estudo, os principais fabricantes de veículos elétricos (EVs) estão mostrando grandes quedas na qualidade de seus produtos em 2022, com a Tesla ocupando o sétimo lugar no ranking de qualidade.
Enquanto isso, a Polestar aparece em último lugar, com a Tesla registrando uma tendência em continuar caindo no ranking de fabricação de boa qualidade.
Em 2022, o Estudo de Qualidade Inicial da JD Power utilizou um método de análise de problemas a cada 100 veículos por empresa baseado nas respostas de 84.165 compradores e locatários de veículos do ano modelo 2022.
Os voluntários da pesquisa contribuíram para a coleta de dados de até 33 marcas e 189 modelos de veículos elétricos diferentes de uso pessoal registrados entre novembro de 2021 e fevereiro.
A Tesla, principal fabricante de carros elétricos do mundo, registrou 226 problemas por 100 veículos, um pouco abaixo da média de 240 problemas registrado em outras empresas de EVs.
Isso representa uma leve melhoria de qualidade da empresa em relação ao ano passado, quando registrou 251 problemas. Os novos modelos de EVs da empresa podem ter contribuído para sua melhoria de qualidade.
De acordo com o estudo, o software destes veículos continua sendo um problema para a indústria automobilística, registrando sei dos dez principais problemas relacionados ao infoentretenimento.
Os problemas foram encontrados nos dois principais sistemas operacionais disponíveis em carros elétricos, o Apple CarPlay e Android Auto.
Metade dos consumidores que participaram da pesquisa disseram que seus veículos usam o CarPlay e relataram menos problemas que os 17% dos usuários que usam o Android Auto.
Os participantes ainda afirmaram que o CarPlay e o Android Auto eram difíceis de entender e que problemas de conexão se tornaram cada vez mais comum.
O CarPlay e o Android Auto apresentaram os maiores problemas de conexão em redes sem fio, registrando um aumento dos problemas de conectividade, saltando de 4,9 problemas por 100 veículos em 2021 para 5,8 em 2022.
Segundo a pesquisa, todos os recursos integrados de reconhecimento de voz de ambos os fabricantes funcionaram corretamente.
Mas outros recursos como tela sensível ao toque, conectividade Bluetooth e câmeras de estacionamento precisam melhorar.
O estuda ainda lista uma série de recursos que as fabricantes deixaram de lançar devido a escassez de chips, que fez com que as empresas entregassem menos veículos com recursos avançados de assistência ao motorista.
Alguns dos recursos cortados incluem assentos aquecidos, módulos de assistente de estacionamento e mais outros. Aparentemente, a escassez de chips está fazendo mais do que apenas aumentar os preços dos veículos.
A pandemia certamente prejudicou a indústria de carros elétricos, o diretor automotivo global da JD Power, David Amodeo, ficou surpreso que a qualidade destes carros não registrou números ainda piores.
"As montadoras continuam lançando veículos cada vez mais complexos tecnologicamente em uma época em que houve muita escassez de componentes críticos para apoiá-los", disse Amodeo em um comunicado à imprensa.
Via: JD Power