Empresa falsa enganou dezenas de pessoas para trabalhar de graça

Madbird

A BBC News publicou um relatório onde revela detalhes de uma investigação sobre a Madbird, uma empresa de design digital com sede em Londres e liderada por Ali Ayad.

De acordo com o relatório, a empresa possuía dezenas de funcionários em todo o mundo e costumava atrair novas pessoas todos os meses para trabalhar sem pagamento.

Dito isto, você deve estar se perguntando do por que as pessoas continuavam trabalhando na empresa, mesmo sem receber nenhum pagamento pelas suas contribuições.

Bem, segundo o relatório, a empresa criou uma falsa ilusão de uma agência de design badalada e bem-sucedida para atrair as pessoas com o discurso de que elas ganhariam dinheiro depois de conseguir grandes projetos.

O que estas pessoas não sabiam é que grande parte da empresa era falsa. Assim, elas continuavam contribuindo para a empresa na esperança de eventualmente receber algum salário.

O relatório ainda afirma que a empresa usava supostos funcionários falsos para realizar chamadas no Zoom, além de listar funcionários seniores no site da empresa que não trabalhavam.

Até as fotos do cofundador da empresa eram falsas. De acordo com o relatório, dos funcionários mais antigos que possuíam perfis na Madbird, pelo menos seis eram falsos.

Suas identidades foram falsificadas usando fotos da internet e nomes inventados. Entre os funcionários com perfis falsificados, estavam o co-fundador da Madbird, Dave Stanfield, que também possui perfil no LinkedIn.

A equipe de investigação da BBC News usou tecnologia de reconhecimento facial para comparar a foto de Dave Stanfield com a do proprietário real da empresa.

Os investigadores chegaram a um fabricante de colméias de Praga chamado Michal Kalis, que afirmou nunca ter ouvido falar de Madbird, Ali Ayad ou Dave Stanfield.

Além disso, a equipe da BBC News descobriu que o endereço onde a Madbird alegava ter um escritório em Londres, era na verdade um bloco de apartamentos residencial no oeste de Londres.

Por fim, os investigadores ainda afirmaram que um dos documentos de apresentação da empresa teria sido plagiado de outra empresa de design com sede em Londres.

Confusão

A repercussão da história da Madbird de Londres está atingindo uma outra empresa localizada no estado de Washington, EUA, que utiliza o mesmo nome.

Madbir Design

O site da Madbirdesign publicou um desabafo no lugar das informações de sua página para afirmar que não tem nada haver com o caso da Madbird falsa que enganava as pessoas.

O título da mensagem diz "Cara... Não somos a mesma Madbird!", isso demonstra uma clara preocupação da empresa de Washington com a reputação da sua imagem. Veja abaixo o resto da mensagem:

A BBC publicou uma história sobre uma agência de design falsa em Londres – que infelizmente usou um nome comercial semelhante. Nossa equipe de design de 2 pessoas no estado de Washington está sendo confundida com esses idiotas. Que bagunça!

Nosso Mad Bird Design pode não ser chamativo, mas estamos orgulhosamente estabelecidos no noroeste do Pacífico desde 2010, com uma longa lista de clientes satisfeitos. Adoramos nosso nome comercial e é triste vê-lo arrastado dessa maneira. Obrigado por seu apoio e compreensão.

A BBC News trouxe uma ótima leitura de como é possível usar a nova cultura de trabalho remoto para enganar as pessoas. A corporação também produziu documentários de TV e rádio sobre a investigação.

O material produzido sobre esta história estará disponível para quem estiver no Reino Unido na Radio 4 e na BBC Three. Para os que moram fora do Reino Unido, o conteúdo estará disponível a partir de amanhã.

Via: BBC News