EA está bem perto de um acordo bilionário para virar empresa privada por grupo saudita

Imagem de: EA está bem perto de um acordo bilionário para virar empresa privada por grupo saudita

A EA (Electronic Arts) está em negociações avançadas para se tornar uma empresa privada, com um grupo de investidores — entre eles o fundo soberano da Arábia Saudita (Public Investment Fund, ou PIF) e a firma Silver Lake — disposto a desembolsar cerca de US$ 50 bilhões para adquirir a companhia, de acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal.

Se esse negócio realmente se concretizar, pode se tornar o maior leveraged buyout da história. Os detalhes exatos desse possível acordo ainda não são públicos, então não há garantias de que vá para frente.

vimos casos parecidos envolvendo a Arábia Saudita e investimentos em videogames que acabaram sendo abandonados no último momento — motivados por razões que não foram divulgadas. Essa não é a primeira vez que se fala em mudança de controle da EA.

Em 2023, houve rumores de que a Disney consideraria comprá-la, mas isso nunca avançou — parte disso porque o CEO da Disney, Bob Iger, aparentemente não quis investir tanto nessa direção.

Se essa negociação que o WSJ revelou for bem-sucedida e a EA realmente virar uma empresa privada, as consequências para o mercado de videogames podem ser grandes.

A EA é uma das grandes editoras e desenvolvedoras da indústria, então uma mudança desse porte pode repercutir em vários níveis. Desde que o jornal publicou o rumor, o preço das ações da EA subiu cerca de 15%.