A Respawn Entertainment anunciou o encerramento da versão mobile de Apex Legends em todas as regiões a partir de maio, apenas algumas semanas antes de completar um ano de seu lançamento.
A desenvolvedora disse que após o fim do jogo, todos os itens ou extras que os jogadores compraram no Apex Legends Mobile irão desaparecer sem nenhum tipo de reembolso.
A Electronic Arts (EA), empresa-mãe da Respawn Entertainment, compartilhou a notícia sobre a mudança após divulgar seus resultados de ganhos para o terceiro trimestre referente ao ano fiscal de 2023.
De acordo com a EA, a paralização do desenvolvimento foi uma "decisão mútua" com seus parceiros Respawn e Lightspeed & Quantum Studios da Tencent.
Aparentemente, o motivo do cancelamento está nos números baixos de arrecadação do jogo, a demora no lançamento de novos conteúdos e pouca retenção de público.
"Após um início forte, o pipeline de conteúdo do Apex Legends Mobile começou a ficar aquém desse padrão de qualidade, quantidade e cadência", diz a Respawn em um post blog.
O Apex Legends Mobile vinha recebendo novos ajustes como habilidades extras, novos modos de jogo e Legends de suporte exclusivas para a versão de smartphones, Fade e Rhapsody.
No entanto, isto ainda não foi suficiente para manter os padrões que a EA esperava do jogo e acabou tendo que ser encerrado precocemente.
A partir das 18:00h de hoje (31), os jogadores de Apex Legends não poderão mais comprar coisas com dinheiro real e o jogo será removido das lojas de aplicativos. Seu enceramento oficial será em 1º de maio às 21:00h.
De acordo com os termos de contrato de usuário da EA, a empresa não oferecerá nenhum reembolso para quem fez compras no jogo com dinheiro real.
A Iron Galaxy, desenvolvedora de Diablo, Killer Instinct e outros títulos famosos, se ofereceu para reembolsar os jogadores no Rumbleverse, mas a EA ignorou a proposta.
Aparentemente ainda há possibilidades de uma versão para celular de Apex Legends voltar no futuro. Durante a teleconferência de resultados da EA, o CEO Andrew Wilson, disse que a empresa tem "planos de reimaginar uma experiência móvel Apex conectada no futuro".
Battlefield Mobile cancelado
A EA também está interrompendo o desenvolvimento de Battlefield para celular. A empresa havia anunciado a versão mobile de Battlefield em abril de 2021.
"À medida que a indústria evoluiu e nossa estratégia para criar um ecossistema Battlefield profundamente conectado tomou forma, decidimos mudar a direção atual para melhor cumprir nossa visão para a franquia e atender às expectativas de nossos jogadores", disse a EA.
A empresa realizou uma série de mudanças na franquia Battlefield após a estreia ruim de Battlefield 2042 em 6 de outubro de 2021 e colocou o chefe da Respawn, Vince Zampella, no comando da série.
Além disso, a EA criou um novo estúdio chamado Ridgeline Games com o objetivo de aprimorar ainda mais futuros desenvolvimentos de Battlefield.
"Estamos trabalhando duro para evoluir o Battlefield 2042 e estamos em pré-produção de nossas futuras experiências de Battlefield em nossos estúdios em todo o mundo", disse a EA.
Por último, a empresa anunciou que está adiando o lançamento de Star Wars Jedi: Survivor de março para abril.
Via: EA News