Acordo entre Ubisoft e Tencent avança e empresa atualiza situação das principais franquias

Imagem de: Acordo entre Ubisoft e Tencent avança e empresa atualiza situação das principais franquias

A Ubisoft informou que está muito perto de concluir o acordo estratégico de US$ 1,16 bilhão com a Tencent. Com isso, a Tencent passa a ter uma participação minoritária na nova subsidiária Vantage Studios.

Segundo a empresa, todas as etapas necessárias já foram cumpridas e agora falta apenas finalizar o processo. Para a Ubisoft, esse momento é importante porque entra um volume grande de dinheiro em caixa — algo que ajuda a diminuir dívidas e melhora a situação financeira geral do grupo.

O investimento também vai dar mais fôlego para o Vantage Studios avançar no desenvolvimento das três séries mais importantes da companhia.

O Vantage Studios foi apresentado oficialmente em 1º de outubro. A subsidiária nasce com foco exclusivo no crescimento de Assassin's Creed, Rainbow Six e Far Cry.

A Ubisoft explicou que a estrutura completa do estúdio deve estar organizada até o fim de 2025, e que o funcionamento detalhado desse novo modelo interno será divulgado em janeiro de 2026.

No balanço, a empresa mostrou que o trimestre e o semestre foram positivos. As reservas líquidas ficaram em €491 milhões no trimestre, um aumento de 39% em relação ao ano anterior.

No semestre, o total chegou a €772 milhões, crescimento de 20%. Esses números ficaram acima do esperado. A Ubisoft atribui esse resultado a parcerias que renderam mais do que o previsto, incluindo projetos ligados a TV ao vivo e séries animadas.

Entre esses lançamentos, a série Tom Clancy's Splinter Cell: Deathwatch, da Netflix, apareceu como destaque ao receber críticas muito boas. Segundo a empresa, isso também ajuda a dar mais visibilidade ao remake de Splinter Cell, que está em produção.

Mesmo com comentários de que Assassin's Creed Shadows não estaria vendendo tão bem, a Ubisoft disse que a franquia no geral teve desempenho acima do projetado no segundo trimestre.

Uma parte dessa reação veio do aumento de jogadores depois do lançamento da expansão Claws of Awaji e da chegada do modo New Game+.

Desde o começo do ano, Assassin's Creed já acumulou 211 milhões de dias de sessão, cerca de 35% acima da média dos últimos dois anos.

Já Rainbow Six não teve a mesma sorte. A Ubisoft explicou que houve um pico de trapaças nos servidores, o que reduziu a atividade dos jogadores e também o gasto dentro do jogo.

A equipe de desenvolvimento recebeu mais profissionais e está reforçando o combate a esse tipo de problema com um plano mais completo para recuperar o ritmo do game.

Enquanto isso, The Division 2 continuou atraindo jogadores desde o lançamento do DLC Battle for Brooklyn em maio, junto com as atualizações frequentes feitas pelo estúdio Massive.

Esse conjunto ajudou a trazer novos usuários e aumentar o engajamento. O jogo teve o segundo trimestre mais ativo em "Session Days" desde o ano fiscal de 2020-2021.

Só nesse semestre, o desempenho já superou o total anual de reservas líquidas do ano passado. Entre os trabalhos da Massive, a Ubisoft comentou que Star Wars Outlaws teve boa recepção no Nintendo Switch 2.

Já Avatar: Frontiers of Pandora teve um trimestre forte, com expectativa para a expansão From the Ashes e para a atualização que adicionará visão em terceira pessoa. Esses conteúdos chegam antes do novo filme Fire and Ash.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.