Diretor da controladora da DeepSeek é investigado por receber comissões ilegais desde 2018

Imagem de: Diretor da controladora da DeepSeek é investigado por receber comissões ilegais desde 2018

Em novembro de 2024, um escândalo abalou o mercado financeiro chinês e acendeu um alerta sobre a relação entre empresas de tecnologia e seus investidores.

Li Cheng, diretor de marketing da High-Flyer Quant — um fundo de hedge quantitativo — foi detido sob acusação de receber comissões ilegais que somam quase 3 milhões de dólares.

O caso chama atenção porque a High-Flyer Quant é justamente a empresa que financia a startup de inteligência artificial DeepSeek, considerada uma das principais concorrentes da OpenAI.

Segundo informações publicadas pelo site MyDrivers, as transações irregulares ocorreram entre 2018 e 2023. O dinheiro era desviado por meio da corretora China Merchants Securities (CMS). Li Cheng não agiu sozinho.

Ele contava com a ajuda de Meng Pengfei, ex-gerente da filial de Shenzhen da CMS. Mesmo sendo proibido por lei que corretoras devolvam comissões a clientes, o esquema movimentou cerca de 118 milhões de yuans — o equivalente a 16 milhões de dólares.

Deste total, Li Cheng teria ficado com aproximadamente 20 milhões de yuans (quase 3 milhões de dólares), enquanto Meng embolsou cerca de 80 milhões de yuans (11 milhões de dólares).

Outro envolvido, Liu Huan, executivo da área de private wealth da CMS, recebeu 10 milhões de yuans (1,37 milhão de dólares) como "agradecimento" por facilitar as operações.

Para evitar que o escândalo viesse à tona, Meng Pengfei teria até oferecido 3 milhões de yuans em barras de ouro para membros da liderança da CMS, na tentativa de impedir investigações.

Mas, como costuma acontecer com esquemas ilícitos, a situação acabou sendo descoberta e veio a público. A High-Flyer Quant afirma que Li Cheng agiu por conta própria e que a empresa não participou das irregularidades.

Porém, como a DeepSeek é totalmente financiada e controlada pela High-Flyer Quant, especialistas acreditam que a reputação da startup pode sofrer reflexos.

Liang Wenfeng, CEO da DeepSeek e também cofundador da High-Flyer Quant, não foi citado diretamente nas investigações, mas é provável que seja questionado sobre o caso. Enquanto isso, Li Cheng deve enfrentar uma sentença pesada pelas acusações.