O Detran anunciou um sistema de transferência de veículo por aplicativo para acabar com a burocracia de ter que ir a algum departamento físico na hora de vender algum automóvel.
De acordo com o Detran, os proprietário de veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, poderão transferir o documento para outro proprietário por meio de aplicativo.
Os que se encaixarem no perfil já podem utilizar o sistema de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Segundo o Detran, este novo sistema permite a transferência do automóvel com assinatura digital de forma segura e com apenas alguns passos simples que podem ser realizados por qualquer pessoa.
A medida foi apresentada após a aprovação da Resolução Federal 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento está disponível publicamente no aplicativo do Poupatempo Digital.
Para transferir um veículo digitalmente para outro proprietário, o vendedor precisará emitir uma ATPV-e. Veja como fazer isso abaixo:
Como solicitar a ATPV-e e transferir documento de veículo
A solicitação do ATPV-e deve ser feita pelo aplicativo Poupatempo Digital, o processo é simples e leva apenas alguns segundos. O ATPV-e é obrigatório para concluir a transferência digital de veículo.
- Primeiro, baixe o aplicativo para Android ou iOS e cadastre o seu carro na plataforma informando o número da placa e Renavam;
- Depois de ter acesso ao aplicativo, vá para a seção de "Serviços> Veículos> Registro e Transferência";
- Clique no menu "Transferência de Veículos" e escolha a opção "ATPV-e-Aviso de Transferência de Veículo";
- Selecione o veículo que deseja transferir;
- Agora, preencha todos os campos solicitados para concluir o processo.
Transferir documento de carro pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito
- O vendedor deve acessar o aplicativo da CDT no Android ou iOS, informar o CPF do comprador e assinar a transferência digitalmente;
- Após isso, o comprador receberá uma notificação da transação. Para concluir, ele deve ir até o aplicativo CDT e terminar o processo.
O Detran informou que para fazer a transação de proprietários digitalmente, os vendedores e compradores precisam ter login qualificado no site gov.br.
Além disso, o Detran que registrou o veículo deve ter aderido ao novo sistema de Autorização Digital para transferência de veículos.
Após concluir o processo de transferência digital, o comprador e vendedor receberão um documento PDF para imprimir que será obrigatório assinar e reconhecer firma em cartório.
Segundo o Contran, este PDF será o novo documento DUT digital (documento de transferência) e terá a mesma validade da versão antiga.
Via: Detran-SP