Derretimento de geleiras na costa leste da Antártida revela possível ilha perdida

Imagem de: Derretimento de geleiras na costa leste da Antártida revela possível ilha perdida

O Observatório da Terra da NASA pode ter encontrado uma nova ilha na costa leste da Antártida, uma região do continente que teve a maior parte das plataformas de gelo Glenzer e Conger derretidas.

De acordo com as imagens capturadas pelos satélites Landsat entre 1989 e 2022, a suposta ilha ainda sem nome e descrita como "monte branco redondo", se manteve em forma mesmo depois que o gelo se desprendeu da área.

Além disso, a região suportou o impacto rápido de grandes icebergs que provavelmente colidiram com ela após o colapso causado pelo derretimento das geleiras.

Ilha sem nome na Antárdida
Imagem: NASA Earth Observatory

Segundo a NASA, se as informações forem confirmadas, essa ilha sem nome seria mais uma de uma série de ilhas que foram expostas nos últimos anos devido ao derretimento de geleiras na Antártida.

Os cientistas ainda não tem certeza se há alguma terra sólida na região, e apesar dela estar entre 30 e 35 metros (100 a 115 pés) acima da superfície do mar e se parecer com uma ilha, não significa que seja uma ilha.

O cientista da Divisão Antártica Australiana, John Gibson, disse que as características da região apontam para uma possível ilha de gelo.

"É, sem dúvida, semelhante a outras ilhas de gelo, como Bowman Island", disse Gibson.

Se Gibson estiver certo, com o tempo, esta ilha poderá se transformar num iceberg, já que este tipo de ilha é formada pela neve e gelo acumulados na superfície que se derretem lentamente debaixo d'água.

Monte branco redondo
Imagem: NASA Earth Observatory

No entanto, até que alguém vá até lá para confirmar sua estrutura, as dúvidas sobre o que poderia ser esse monte branco com formato circular permanecem em aberto. As causas do derretimento das geleiras não foram reveladas.

Em 2019, o Conselho de Nomes Geográficos dos EUA reconheceu a Ilha Quebra-gelo na Península Antártica, que diferente das ilhas tradicionais, é formada apenas por gelo.

Enquanto que em 2020, alguns pesquisadores descobriram uma pequena ilha rochosa coberta de gelo que pode ter sido parte de uma geleira da Pine Island.

Via: NASA EO