Nesta semana, o estúdio renomado Crystal Dynamics confirmou que precisou realizar uma rodada de demissões. Apesar disso, o desenvolvimento do novo jogo da franquia Tomb Raider não foi afetado. A mensagem oficial, publicada no LinkedIn, foi:
"Hoje, tomamos a difícil decisão de nos despedir de alguns de nossos talentosos colegas devido a mudanças nas condições de negócios. Essa decisão não foi fácil, mas era necessária para garantir a saúde a longo prazo do estúdio e manter nossas prioridades criativas em um mercado em constante mudança. A todos os afetados, agradecemos pelo trabalho, talento e paixão. Ofereceremos todo o suporte e recursos disponíveis durante essa transição. Aos nossos times, jogadores e parceiros, obrigado pelo apoio contínuo enquanto construímos um futuro criativo, sustentável e resiliente juntos. Isso inclui o futuro de Tomb Raider, que não será impactado por essa decisão."
O estúdio estava colaborando com a The Initiative no remake de Perfect Dark, cancelado no mês passado, então essa decisão pode estar ligada à mudança de planos da Microsoft.
Com sede em San Mateo, Califórnia, a Crystal Dynamics está na indústria de games há mais de 33 anos e é conhecida por franquias como Legacy of Kain, Gex e, claro, Tomb Raider.
Mais recentemente, lançou Marvel's Avengers, que não teve o impacto esperado, apesar da popularidade da marca. Em abril de 2022, foi confirmado que o estúdio estava trabalhando em um novo jogo de Lara Croft, desta vez usando a Unreal Engine 5 em vez do motor próprio Foundation Engine.
Pouco depois, foi anunciado que a Amazon Games seria a responsável pela publicação do título. A empresa também adquiriu os direitos de filmes e séries da franquia, com planos de criar um universo interconectado envolvendo os novos jogos.
A roteirista e produtora Phoebe Waller-Bridge foi contratada para desenvolver a série que será exibida no Prime Video. Sobre o novo jogo de Tomb Raider, a última atualização oficial veio de Christoph Hartmann, chefe da Amazon Games, em junho de 2024.
Ele afirmou que não demoraria para o projeto ser mostrado ao público. Com sorte, podemos ter pelo menos um trailer durante o The Game Awards em dezembro.