A Puget Systems, empresa reconhecida por suas soluções de hardware customizadas, recentemente divulgou um relatório detalhando as taxas de falhas das CPUs Intel Core e AMD Ryzen de última geração.
Esse levantamento trouxe à tona novas informações importantes sobre as instabilidades e falhas em processadores de diferentes gerações. As instabilidades das CPUs Intel de 13ª e 14ª gerações tem movimentado a internet recentemente.
Segundo a Puget Systems, essas falhas ocorrem, principalmente, devido a configurações erradas de voltagem e energia, muitas vezes recomendadas pela própria Intel.
A empresa relatou que a taxa de falhas em seus sistemas não ultrapassa 2% em ambiente controlado, mas esse número mostrou-se consideravelmente maior no uso pelos consumidores.
A Puget Systems atribui essas taxas de falha reduzidas ao uso de configurações personalizadas de energia, baseadas em seus próprios testes internos.
Eles apontam que, embora a Intel tenha liberado atualizações de BIOS para mitigar esses problemas, muitas delas ou são conservadoras demais, impactando o desempenho, ou não conservadoras o suficiente.
A Intel reconheceu esses problemas de instabilidade e anunciou que lançará um patch de microcódigo em agosto de 2024, visando resolver os problemas de voltagem elevada que têm causado essas falhas.
Além disso, a empresa estendeu a garantia de suas CPUs de 13ª e 14ª gerações por mais dois anos, como forma de compensar os consumidores afetados.
CPUs AMD Ryzen apresentam taxas de falhas piores
No mesmo relatório, a Puget Systems também revelou que as CPUs AMD Ryzen 5000 e 7000 apresentaram taxas de falha um pouco superiores às das CPUs Intel de 13ª e 14ª gerações.
Isso surpreendeu muitos, uma vez que a mídia especializada vinha apontando mais os problemas da Intel. A Puget Systems disse que suas próprias configurações de testes internos ajudaram a minimizar esses problemas.
"Na maioria dos casos, estamos mantendo o curso por enquanto. Várias atualizações de BIOS foram lançadas por fabricantes de placas-mãe para fornecer configurações de energia mais conservadoras, mas, em nossa opinião, elas não atingem o alvo. Elas são muito conservadoras em alguns lugares (levando a uma perda inaceitável de desempenho) ou não são conservadoras o suficiente. Confiamos mais em nossas configurações desenvolvidas internamente. Também estamos preocupados com o aumento na taxa de falhas, mas não em um nível de gravidade que altere nossas recomendações de CPU para nossos fluxos de trabalho de clientes. Validaremos imediatamente a atualização do microcódigo Intel quando ela for lançada. Começaremos com testes internos de estabilidade e desempenho. Se passar no teste, começaremos a usá-lo em nossas configurações de envio o mais rápido possível. Entraremos em contato com todos os nossos clientes afetados para fornecer a atualização do microcódigo Intel. Faremos isso após ganhar alguma experiência interna e confiança com a atualização, e desenvolvemos guias detalhados sobre como instalá-la, preservando nossas configurações de BIOS recomendadas. Estamos estendendo nossa garantia para 3 anos para todos os clientes afetados por esse problema, independentemente da garantia adquirida. Com um PC da Puget Systems, você deve poder contar com ele funcionando para você. Se não tivermos mais fornecimento de processadores de 13ª ou 14ª geração, faremos o upgrade para uma geração mais atual", via Puget System.
A empresa disse que está trabalhando para aliviar os problemas de instabilidade, realizando testes internamente das atualizações para garantir que seus clientes recebam suporte adequado.
Eles também disseram que irão avaliar o microcódigo da Intel assim que ele for apresentado e estenderam suas garantias para três anos para todos os clientes afetados.