Como acompanhar seu portfólio com Google Docs

Imagem de: Como acompanhar seu portfólio com Google Docs

Do seu peso ao seu dinheiro, há sempre um aplicativo de otimização para tudo, eles podem tornar nossas vidas mais fáceis e nos dão uma sensação de controle.

Mas não significa que deveríamos realmente usá-los, alguns estão simplesmente abusando da nossa preguiça para coletar informações pessoais para fins comerciais.

Recentemente, a geração do milênio foi bombardeada com uma série de novos aplicativos de finanças pessoais, parece que o orçamento, a economia e o investimento estão na moda hoje em dia.

Mas, você realmente não precisa de um aplicativo sofisticado para fazer tudo isso e vamos mostrar como usar o Google Doc para fazer isso.

Como acompanhar seus investimentos com o Google Docs?

O Google Docs tem uma função bacana chamada GOOGLEFINANCE, que permite monitorar o status de uma ação e os movimentos históricos em tempo real, tudo o que você precisa é o símbolo de cotação de uma ação, uma combinação de letras e números que representam uma ação específica.

Você pode encontrar o código pesquisando o nome da empresa no Google, complementado por "preço das ações", por exemplo, "preço das ações da Apple", sob o nome da empresa, você encontrará o símbolo de ação.

Vamos examinar algumas das fórmulas básicas necessárias para criar um simples rastreador de portfólio de ações no Google Docs.

Para reunir o preço atual das ações de uma empresa listada na bolsa de valores, basta inserir o seguinte:

=GOOGLEFINANCE("AAPL")

AAPL é o símbolo da Apple, mude essa parte para o código da empresa que você está rastreando.

Para reunir a porcentagem atual de alteração de preço de um estoque, insira o seguinte:

=GOOGLEFINANCE("AAPL", "changepct")/100

Por fim, você pode exibir um pequeno gráfico de linhas, em uma célula, visualizando o movimento histórico de preços de uma ação, você precisará de uma fórmula adicional do Google Docs para o chamado sparkline.

=SPARKLINE(GOOGLEFINANCE("AAPL","price",TODAY()-365,TODAY(),"daily"), "charttype","line";"linewidth",1;"color","#5f88cc"})

Alguns dos parâmetros que você pode alterar para influenciar o que é exibido aqui, é o símbolo, a data de início dos dados que precisam ser exibidos neste caso, 365 dias atrás, o intervalo, neste caso diariamente, o formato do gráfico.

Nesse caso um gráfico de linhas, a espessura da linha e a cor da linha, para todas as opções, consulte a página de suporte do sparkline do Google.

Para criar um pequeno painel agradável, tudo o que você precisa são algumas funções básicas do Google Docs, como referências a células, multiplicação e subtração. Além disso, você pode adicionar cores a determinadas colunas.

Por exemplo, você pode usar a formatação condicional para garantir que uma alteração percentual positiva no preço das ações obtenha um fundo de célula verde e um negativo em um fundo vermelho.