Darrell Gallagher, chefe do estúdio The Initiative, anunciou no LinkedIn que está deixando a Xbox. Ele falou o orgulho pelo trabalho realizado pela equipe no remake de Perfect Dark, mesmo com o cancelamento definitivo do projeto pela Microsoft.
Segundo Gallagher, sua jornada na empresa chega ao fim junto com o encerramento das atividades do estúdio The Initiative.
Ele também falou do talento e a paixão dos profissionais que fizeram parte da equipe, lembrando que todos se dedicaram intensamente a reimaginar uma das franquias mais icônicas da história dos videogames.
"Apesar de este capítulo terminar mais cedo do que esperávamos, o espírito, o talento e as conquistas da equipe vão continuar ecoando. Sou grato à Xbox pela oportunidade, aos nossos parceiros pelo apoio e à comunidade por acreditar no que estávamos criando. Saio apenas com orgulho do que conquistamos juntos e entusiasmo pelo que está por vir — para mim e para os incríveis desenvolvedores com quem tive a sorte de trabalhar", escreveu Gallagher.
O projeto do novo Perfect Dark foi oficialmente cancelado há mais de dois meses. Porém, Gallagher só anunciou sua saída agora.
Isso porque, conforme revelou o jornalista Jason Schreier, houve uma última tentativa de salvar o jogo, vender os direitos da franquia para a Take-Two Interactive.
A negociação, porém, não avançou. Microsoft e Take-Two não chegaram a um acordo sobre quem ficaria como dono definitivo da marca, o que acabou selando o destino do projeto.
Gallagher esteve à frente do The Initiative por sete anos e meio. Antes disso, construiu uma carreira sólida em grandes nomes da indústria, passou por Sony, Rockstar, THQ e Crystal Dynamics.
Na Crystal Dynamics, começou como Diretor de Arte e chegou ao cargo de líder do estúdio, onde comandou o reboot da trilogia Tomb Raider — experiência que foi determinante para que fosse escolhido para liderar a reimaginação de Perfect Dark.
Entre sua saída da Crystal Dynamics e a criação do The Initiative, Gallagher também trabalhou na Activision como Vice-Presidente Sênior e Chefe de Desenvolvimento, participando de grandes produções como:
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Call of Duty: Modern Warfare Remastered
- Call of Duty: WWII
- Call of Duty: Infinite Warfare
- Destiny 2
- Skylanders: Imaginators
- Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy
Ou seja, trata-se de um nome com peso dentro da indústria de games, com contribuições em algumas das maiores franquias dos últimos anos.