A OpenAI lançou uma nova funcionalidade para o ChatGPT que conecta ele a Internet, permitindo acessar fontes externas como bancos de dados e sites da web para responder perguntas.
Inicialmente, o novo recurso está sendo testado com um pequeno grupo de desenvolvedores e usuários premium antes de ser lançado para o público em geral.
A OpenAI tem trabalhado incansavelmente para lançar novas funcionalidade para seu chatbot por meio de plug-ins, o mais recente é este de navegação na web, que permite que o ChatGPT buscar dados na Internet.
"Os plug-ins ainda são muito experimentais, mas achamos que há algo ótimo nessa direção", disse o co-fundador da OpenAI, Sam Altman.
No entanto, isso traz riscos, como foi observado por pesquisas anteriores. A WebGPT, por exemplo, citava fontes pouco confiáveis e selecionava dados tendenciosos para parecerem convincentes.
O BlenderBot 3.0, da Meta, que também teve acesso à web, acabou usando conteúdo com teorias conspiratórias e ofensivo em suas respostas.
Apesar disso, a OpenAI garante que implementou um conjunto de garantias para impedir que o ChatGPT seja usado para fins mal-intencionados.
Além do plug-in de navegação na web, a empresa lançou um interpretador de código para o ChatGPT, que permite executar códigos Python em um ambiente seguro e protegido.
ChatGPT agora pode agendar viagens e reservas em restaurantes
Várias empresas, como Expedia, FiscalNote, Instacart e Shopify, criaram plug-ins para o ChatGPT, permitindo que ele realize tarefas específicas, como fazer reservas em restaurantes ou fazer compras em lojas locais.
Esses recursos são úteis para resolver problemas matemáticos, fazer análise e visualização de dados e converter arquivos entre formatos, além de fornecer estatísticas em tempo real.
Embora a navegação na web possa ser um recurso arriscado para um chatbot, a OpenAI acredita que o ChatGPT pode lidar com o desafio e garante que ajudará os usuários e desenvolvedores a entender melhor os novos recursos.
Ainda assim, a natureza menos filtrada e organizada da Internet pode apresentar desafios para o ChatGPT. Em janeiro, pesquisadores da CyberArk Labs demonstraram como o ChatGPT pode ser induzido a ignorar seu filtro de conteúdo.
Os mecanismos de busca como Google e Bing têm seus próprios mecanismos de segurança para evitar que conteúdo não confiável suba ao topo dos resultados, mas esses resultados ainda podem ser manipulados.
A abordagem algorítmica da pesquisa também pode abrir portas para pessoas mal-intencionadas. Apesar dos riscos, o novo recurso pode ser um avanço significativo para a tecnologia de chatbot baseada em IA.
Com acesso à internet e a outros bancos de dados de conhecimento, o ChatGPT pode fornecer respostas mais precisas e relevantes aos usuários.
Isso pode torná-lo mais útil para uma variedade de aplicações, incluindo suporte ao cliente, resolução de problemas técnicos e análise de dados.
Via: OpenAI Blog