Aumento de preço do Xbox Game Pass causa instabilidade na página de cancelamento

Imagem de: Aumento de preço do Xbox Game Pass causa instabilidade na página de cancelamento

A Microsoft voltou a chamar atenção da comunidade gamer de todo o mundo ao aumentar mais uma vez o custo para jogar no Xbox.

Desta vez, o reajuste não foi nos consoles, mas no serviço Xbox Game Pass, que teve um aumento de cerca de 50% no valor e uma mudança completa em suas categorias. Agora, os planos se chamam Essential, Premium e Ultimate.

Logo depois que a notícia se espalhou, o jornalista Sam Comrie, do site Pocket Tactics, publicou no X (antigo Twitter) que a página para cancelar a assinatura do Xbox Game Pass ficou fora do ar.

Segundo ele, o problema aconteceu por causa da grande quantidade de usuários tentando cancelar suas assinaturas após o reajuste, já que o Game Pass Ultimate passou a custar 30 dólares por mês.

Nos comentários, vários usuários confirmaram que também estavam tendo dificuldades para acessar o site de cancelamento. Em alguns casos, a página nem carregava.

Com o tempo, o serviço começou a se normalizar, e boa parte dos assinantes conseguiu cancelar sem problemas. Apesar da reação imediata, é provável que nem todos cancelem o Game Pass por completo.

Muitos devem apenas migrar para planos mais baratos, como o Premium ou Essential, de acordo com o uso que fazem do serviço.

Essa mudança de comportamento é comum quando há aumentos de preço em plataformas de assinatura. A situação reflete um movimento que tende a se repetir com o tempo, à medida que jogar no Xbox vai ficando mais caro.

O próprio cenário do mercado mostra que a Microsoft não deve recuperar seus investimentos apenas com a venda de consoles, principalmente porque grandes varejistas estão deixando de vender os aparelhos.

Agora, o ponto de atenção é se o crescimento do Game Pass, que vinha sendo destaque nos relatórios da empresa, vai se manter no próximo ano fiscal.

Isso ganha ainda mais peso considerando que a Microsoft afirma estar fazendo "seu maior investimento até hoje" no serviço — algo que mostra o quanto a empresa está apostando nessa área do ecossistema Xbox.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.