Alguns modelos de notebooks gamer da ASUS começaram a receber a atualização de BIOS para corrigir problemas de travamentos, congelamentos e até estalos de áudio. Esses problemas, relatados por usuários, não estavam ligados ao hardware, mas sim ao firmware das máquinas.
Um pesquisador do GitHub, conhecido como "Zephkek", analisou a situação e identificou que o problema estava no código que o BIOS fornecia para o sistema Windows interpretar, especificamente através do arquivo ACPI.sys, responsável por traduzir instruções de energia e hardware.
Esse código ineficiente ou com falhas gerava picos de latência a cada 30-60 segundos, provocando os travamentos e falhas de desempenho.
Entre os erros, o firmware executava rotinas mal planejadas, como interrupções de alta prioridade demoradas e tentativas repetidas de ligar e desligar a GPU quando não deveria.
- Leia também: ASUS mostra conceito de placa de vídeo sem conectores de energia, entregando até 250W direto pelo slot PCIe
Para resolver isso, a ASUS anunciou o lançamento de uma BIOS Beta para os modelos 2023 Strix SCAR 15 e 2023 Zephyrus M16, que chega na próxima semana.
A atualização tem como objetivo reduzir esses travamentos e a empresa garante que instalar essa versão de teste não anula a garantia dos notebooks. Além desses modelos, outros afetados devem receber a atualização oficial de BIOS no início de outubro.
A ASUS comunicou essas ações por meio do perfil ROG North America no X (antigo Twitter), avisando que está comprometida em resolver os problemas de firmware relatados pela comunidade.