ASUS e MSI lançam patch de microcódigo para CPUs Intel de 14ª e 13ª geração

Imagem de: ASUS e MSI lançam patch de microcódigo para CPUs Intel de 14ª e 13ª geração

A ASUS e a MSI foram as primeiras fabricantes de placas-mãe a liberar lançar o patch de microcódigo do BIOS para corrigir problemas de instabilidade nas CPUs Intel de 14ª e 13ª gerações.

O novo patch de microcódigo "0x129" da Intel já está disponível para download para placas-mãe ASUS e MSI Z790 como uma atualização do BIOS.

A previsão era que o patch fosse liberado em meados de agosto, mas as empresas decidiram se antecipar, disponibilizando a atualização mais cedo para suas placas Z790.

A ASUS lançou a atualização do BIOS para todo o seu portfólio de placas Z790, incluindo modelos como ROG MAXIMUS Z790 HERO e ROG STRIX Z790-E GAMING WIFI.

Esta atualização também inclui o patch "0x129", o segundo grande microcódigo após o "0x125", que corrigiu o bug eTVB.

Patch de microcódigo Intel download

Apesar de ainda estar em versão BETA, o novo BIOS já está disponível para os usuários. A lista completa de placas-mãe ASUS que receberam a atualização pode ser encontrada nos fóruns ASUS ROG.

Por outro lado, a MSI também anunciou que está lançando o BIOS mais recente para suas placas Z790, com o novo patch de microcódigo "0x129".

A MSI disse que sua nova atualização do BIOS deve mitigar os problemas de instabilidade, mas que podem não ser completamente corrigidos.

A empresa planeja disponibilizar a versão final do BIOS até o final de agosto, começando pelos modelos MEG Z790 GODLIKE MAX e MPG Z790 CARBON WIFI II.

Além da série Z790, a MSI também está trabalhando para liberar atualizações de BIOS para outras placas das séries Intel 700 e 600, mas a prioridade é a Z790, que é amplamente utilizada com CPUs Intel Core i9 de 14ª e 13ª gerações.

Testes adicionais serão realizados para verificar o impacto dessas atualizações no desempenho, principalmente em overclocking, seguindo o plano da Intel para solucionar os problemas de instabilidade.

Segundo a empresa, o impacto no desempenho deve ser mínimo, mas isso ainda precisa ser comprovado com testes reais. Traremos mais detalhes sobre essa história em andamento assim que houver mais atualizações.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.