Apple prepara iPhone 17e com concessões estratégicas para destacar o 17 básico

Imagem de: Apple prepara iPhone 17e com concessões estratégicas para destacar o 17 básico

No início de 2025, a Apple lançou o iPhone 16e e acabou deixando o iPhone 16 "básico" meio ofuscado. O modelo trouxe um design inspirado no iPhone 14, com bordas finas, tela OLED Super Retina XDR de 6,1 polegadas e uma notch menor que abrigava a câmera frontal e o Face ID, abandonando de vez o Touch ID das versões anteriores.

Mas, esse modelo tinha algumas limitações. a estrutura de alumínio com traseira de vidro não tinha cores vibrantes, o chip A18 vinha com GPU de 4 núcleos (contra 5 no iPhone 16) e a câmera era única, enquanto o modelo mais caro tinha sistema duplo.

Mesmo assim, o 16e ajudou a Apple a dominar o mercado global no primeiro trimestre de 2025, alcançando 19% de participação segundo a Counterpoint Intelligence.

Agora, segundo o analista Mark Gurman, a Apple pretende repetir a estratégia com o iPhone 17e, que deve chegar na primeira metade de 2026.

A ideia é que ele seja propositalmente limitado para não roubar a cena do iPhone 17 básico. Ou seja, o 17e deve se firmar como uma opção mais econômica dentro da linha.

Entre as concessões esperadas, o aparelho não terá a tecnologia ProMotion, que permite taxa de atualização de até 120Hz, mantendo apenas os 60Hz. A câmera provavelmente seguirá o padrão do 16e, com lente única.

Por outro lado, o 17e terá alguns pontos positivos. Ele deve manter a aparência do iPhone 16, mas com a Dynamic Island no lugar da notch tradicional, e será equipado com o chip A19, mas com menos núcleos que o modelo básico.

Essa estratégia, segundo Gurman, deve deixar mais clara a hierarquia da linha Apple, diferenciando bem o modelo mais acessível do premium.