Apple pode adiar iPhone 18 básico para 2027 e focar no dobrável em 2026

Imagem de: Apple pode adiar iPhone 18 básico para 2027 e focar no dobrável em 2026

Quem acompanha os lançamentos da Apple já sabe que a empresa segue um padrão há anos, todo setembro ela apresenta novos iPhones, geralmente misturando versões básicas e os modelos Pro. Mas isso pode mudar em breve.

De acordo com informações divulgadas pelo portal ETNews, a Apple estaria planejando deixar de lançar o iPhone 18 "básico" em 2026, empurrando a estreia dele para o primeiro semestre de 2027, junto com uma nova versão chamada iPhone 18e.

O ano de 2026 é especial porque marca os 20 anos do iPhone. A expectativa é de um grande salto no design, eliminando as bordas tradicionais das telas.

Além disso, tudo indica que a Apple vai apresentar o seu primeiro iPhone dobrável, um dos produtos mais aguardados da marca. Até pouco tempo atrás, rumores apontavam para cinco lançamentos no mesmo ano.

Porém, as últimas informações indicam que a empresa vai segurar o modelo de entrada e concentrar o evento de setembro apenas nos aparelhos de ponta.

Assim, em 2026 deveríamos ver no palco o iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max, iPhone 18 Air e o iPhone Fold. Já os modelos mais acessíveis ficariam para a primavera (entre março e junho de 2027). Um trecho divulgado pelo ETNews resume bem a estratégia:

"A Apple planeja lançar o iPhone padrão e o modelo de entrada no primeiro semestre do ano, e depois apresentar quatro modelos premium, incluindo o dobrável, no segundo semestre."

Existem pelo menos dois motivos fortes para esse movimento. O primeiro é que lançar um smartphone dobrável exige muito investimento em engenharia e ajustes na cadeia de produção.

Ao separar os lançamentos, a Apple teria mais tempo e recursos para garantir que o iPhone Fold chegue ao mercado sem grandes problemas.

O segundo motivo é estratégico, com dois momentos de lançamento ao longo do ano, a empresa mantém sua presença na mídia e no mercado por mais tempo, criando expectativa tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

Os rumores indicam que os iPhone 18 Pro terão Face ID embutido na tela, câmera principal com abertura variável e o novo chip A20, produzido com tecnologia de 2 nanômetros da TSMC.

Já o iPhone Fold deve trazer um design parecido com o de um livro, acabamento em titânio, vidro ultrafino e preço que pode passar dos US$ 2.000.

Enquanto isso, o iPhone 18 básico e o 18e, que chegam só em 2027, devem ser opções mais acessíveis, com telas melhores e taxa de atualização superior (embora o modelo "e" possa ter menos recursos).

Ainda assim, há risco nessa estratégia. Ao dividir os lançamentos, a Apple pode diminuir o impacto do seu tradicional "evento do ano" e abrir espaço para concorrentes Android ganharem destaque no segmento de entrada.

No fim das contas, só o tempo vai mostrar se essa aposta da Apple vai valer a pena ou se pode gerar uma fragmentação indesejada na linha do iPhone.