As melhores parcerias são aquelas em que cada lado compensa as limitações do outro com seus pontos fortes. Com os icônicos AirPods da Apple agora oferecendo tradução em tempo real — enquanto o app Duolingo ainda não conta com essa função — uma colaboração entre essas duas marcas tão diferentes começa a fazer muito sentido.
À primeira vista, a ideia de uma parceria entre Apple e Duolingo pode parecer estranha. Mas, quando analisamos os números, tudo começa a se encaixar. O Duolingo foi o aplicativo de educação mais baixado no mundo em 2024 e tem uma base de usuários bastante engajada.
Segundo a própria pesquisa da Duolingo incluída no Relatório de Línguas de 2024, o segundo idioma mais estudado na China foi japonês, e apenas 32% dos alunos afirmaram que estudavam "por diversão".
Ou seja, os outros 68% estavam realmente comprometidos em aprender japonês. Da mesma forma, na Coreia do Sul, o japonês também foi o segundo idioma mais popular, e apenas 29% dos usuários estudavam por lazer.
Com base nesses dados, podemos estimar que cerca de dois terços dos usuários do Duolingo têm um compromisso sério com o aprendizado de línguas — um público que é extremamente valioso para a Apple.
Em 2024, o Duolingo tinha 34,2 milhões de usuários ativos diários (DAUs) e 9,5 milhões de assinantes premium (Q4 2024). Isso significa que mais de um quarto dos usuários ativos converte em clientes pagantes, algo impressionante.
Para efeito de comparação, o X (antigo Twitter) tinha apenas 1,4 milhão de usuários premium no final de 2024, menos de 1% de sua base total.
A Apple lançou recentemente a função de tradução ao vivo nos AirPods 4 (ANC), AirPods Pro 2 e AirPods Pro 3, facilitando muito a comunicação em diferentes idiomas em tempo real.
O Google Tradutor já oferece tradução ao vivo, mas os AirPods garantem praticidade e conforto, com um dispositivo compacto e sempre à mão. Essa função abre um caminho para uma parceria com o Duolingo.
A Apple poderia usar a base de usuários engajados do Duolingo para ampliar suas oportunidades de monetização, oferecendo a tradução ao vivo como um recurso pago dentro do app Duolingo para iOS.
Do outro lado, o Duolingo ganharia visibilidade e um fluxo enorme de novos usuários graças à presença global da Apple. Para ter uma ideia do alcance da Apple, no Q1 de 2025, ela era líder absoluta no mercado global de True Wireless Stereo (TWS), com 23% de participação.
Só no primeiro trimestre de 2025, foram vendidos 18,2 milhões de AirPods — equivalente a 53% dos usuários ativos diários do Duolingo no final de 2024.
Ainda não há indícios de que Apple e Duolingo estejam fechando qualquer parceria oficialmente, mas os números mostram que a oportunidade econômica seria difícil de ignorar para qualquer um dos lados.