Apple AirPods e Duolingo: uma parceria com enorme potencial

Imagem de: Apple AirPods e Duolingo: uma parceria com enorme potencial

As melhores parcerias são aquelas em que cada lado compensa as limitações do outro com seus pontos fortes. Com os icônicos AirPods da Apple agora oferecendo tradução em tempo real — enquanto o app Duolingo ainda não conta com essa função — uma colaboração entre essas duas marcas tão diferentes começa a fazer muito sentido.

À primeira vista, a ideia de uma parceria entre Apple e Duolingo pode parecer estranha. Mas, quando analisamos os números, tudo começa a se encaixar. O Duolingo foi o aplicativo de educação mais baixado no mundo em 2024 e tem uma base de usuários bastante engajada.

Segundo a própria pesquisa da Duolingo incluída no Relatório de Línguas de 2024, o segundo idioma mais estudado na China foi japonês, e apenas 32% dos alunos afirmaram que estudavam "por diversão".

Ou seja, os outros 68% estavam realmente comprometidos em aprender japonês. Da mesma forma, na Coreia do Sul, o japonês também foi o segundo idioma mais popular, e apenas 29% dos usuários estudavam por lazer.

Com base nesses dados, podemos estimar que cerca de dois terços dos usuários do Duolingo têm um compromisso sério com o aprendizado de línguas — um público que é extremamente valioso para a Apple.

Em 2024, o Duolingo tinha 34,2 milhões de usuários ativos diários (DAUs) e 9,5 milhões de assinantes premium (Q4 2024). Isso significa que mais de um quarto dos usuários ativos converte em clientes pagantes, algo impressionante.

Para efeito de comparação, o X (antigo Twitter) tinha apenas 1,4 milhão de usuários premium no final de 2024, menos de 1% de sua base total.

A Apple lançou recentemente a função de tradução ao vivo nos AirPods 4 (ANC), AirPods Pro 2 e AirPods Pro 3, facilitando muito a comunicação em diferentes idiomas em tempo real.

O Google Tradutor já oferece tradução ao vivo, mas os AirPods garantem praticidade e conforto, com um dispositivo compacto e sempre à mão. Essa função abre um caminho para uma parceria com o Duolingo.

A Apple poderia usar a base de usuários engajados do Duolingo para ampliar suas oportunidades de monetização, oferecendo a tradução ao vivo como um recurso pago dentro do app Duolingo para iOS.

Do outro lado, o Duolingo ganharia visibilidade e um fluxo enorme de novos usuários graças à presença global da Apple. Para ter uma ideia do alcance da Apple, no Q1 de 2025, ela era líder absoluta no mercado global de True Wireless Stereo (TWS), com 23% de participação.

Só no primeiro trimestre de 2025, foram vendidos 18,2 milhões de AirPods — equivalente a 53% dos usuários ativos diários do Duolingo no final de 2024.

Ainda não há indícios de que Apple e Duolingo estejam fechando qualquer parceria oficialmente, mas os números mostram que a oportunidade econômica seria difícil de ignorar para qualquer um dos lados.