Diferente do iPhone, os dispositivos Android não possuem um recurso que exibe a capacidade máxima restante da bateria em comparação com sua capacidade original.
A Samsung oferece um aplicativo chamado Samsung Members, que mostra a integridade da bateria de seus dispositivos, mas ele não exibe uma porcentagem precisa da capacidade restante, como os iPhones.
No entanto, com a chegada do Android 14, o Google introduziu novos recursos que permitirão exibir estatísticas detalhadas sobre a saúde da bateria em smartphones e tablets Android.
O renomado especialista em Android, Mishaal Rahman, revelou que o Google adicionou novos recursos às APIs do BatteryManager em uma versão recente do Android 14.
Esses recursos aprimorados permitem que os dispositivos forneçam informações mais detalhadas sobre a saúde da bateria, incluindo contagem de ciclos de carga, política de carregamento, status de carregamento, data de primeira utilização, data de fabricação e estado de integridade.
No entanto, atualmente essas novas APIs estão disponíveis apenas nos dispositivos Pixel com Android 14 Beta 2 ou posterior. Portanto, as informações sobre como este novo recurso irá funcionar ainda são muito limitadas.
Até agora, o que se sabe é que os dados exibidos pelas novas APIs BatteryHealth dependem dos recursos do IC de carregamento (chip integrado) e do HAL (Hardware Abstraction Layer), portanto, a precisão pode variar de acordo com o modelo do smartphone ou tablet.
O IC de carregamento é um chip responsável pelo controle do processo de carregamento da bateria em um dispositivo. A seguir, uma imagem mostra as estatísticas de saúde da bateria por meio de um aplicativo chamado Batt, que utiliza as novas APIs BatteryHealth.
Nos próximos meses, marcas como a Samsung poderão usar essas novas APIs BatteryHealth para exibir com precisão mais informações relacionadas à saúde da bateria de seus smartphones e tablets.
Via: @MishaalRahman