O Google está trazendo várias melhorias em multitarefa e segurança no Android 14. Uma delas foi descoberta recentemente pelo Android Police.
Agora, o sistema emitirá um alerta caso o usuário tente atualizar um aplicativo do Google usando um arquivo APK para tentar impedir o uso de aplicativos modificados, ou seja, aqueles que estão fora da Play Store.
Esse novo alerta foi identificado durante a tentativa de instalação de uma atualização do aplicativo Google Play Services em um dispositivo com Android 14, utilizando o APK Mirror Installer Beta de um repositório gerenciado por Artem Russakovskii, fundador do Android Police.
Ao tentar instalar a atualização, uma caixa de diálogo é exibida, informando ao usuário o seguinte:
"Atualizar este aplicativo utilizando o APK Mirror Installer Beta? Este aplicativo normalmente recebe atualizações via Google Play Store. Ao atualizar por uma fonte diferente, você poderá receber atualizações de qualquer fonte no seu telefone. A funcionalidade do aplicativo pode mudar."
O sistema oferece duas opções: cancelar a instalação ou prosseguir mesmo assim. Essa medida parece ser uma estratégia do Google para incentivar os usuários a optarem por atualizações de fontes oficiais.
Caso o usuário opte por "instalar mesmo assim", o aviso não será exibido novamente para futuras atualizações. Ou seja, o sistema memoriza a escolha e apresenta o alerta apenas uma vez.
Essa novidade também traz benefícios ao evitar a instalação de versões incorretas, o que poderia restringir ou até remover funções essenciais de certos aplicativos em dispositivos como tablets, dobráveis e smartphones, que exigem edições específicas do Google Play Services e outros apps.
Por enquanto, esse alerta está disponível apenas em alguns aplicativos. Além disso, o Android 14 ainda está na versão Beta 4, portanto, essa funcionalidade pode sofrer alterações até a versão estável ser lançada em agosto ou setembro.
Via: Android Police