A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o bloqueio de cerca de 5 milhões de dispositivos TV Box e decodificadores piratas no Brasil, nesta quinta-feira (9).
A ação faz parte de um plano do órgão que tem como objetivo acabar com a comercialização de TV Box piratas e outros dispositivos deste tipo no país.
Os aparelhos TV Box, popularmente conhecidos como gatonet, são comumente usados para obter acesso, de forma ilegal, a conteúdos como filmes, séries e canais de TV por assinatura.
De acordo com a agência, a pirataria causa um prejuízo estimado em R$ 15 bilhões por ano a indústria de entretenimento, além de causar danos aos usuários por meio de malwares que roubam dados.
Fim da IPTV no Brasil
A Anatel anunciou que irá bloquear todo o tráfego de TV Box no Brasil e redirecionar chaves de criptografia de dispositivos que roubam sinal.
Isso significa que nos próximos dias os aparelhos piratas que estão em circulação não terão mais acesso aos IPs de servidores que fornecem links IPTV irregulares.
A medida também deve impactar os produtos que utilizam chaves do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), usadas em serviços de TV por assinatura.
Segundo a agência, o bloqueio dos dispositivos de IPTV pirata começará nos próximos dias. Com isso, o órgão espera diminuir a circulação de produtos não homologados no Brasil e desencorajar o uso desses aparelhos piratas.
TV Box são utilizados em modelos de TVs antigas para dar acesso a aplicativos e serviços de streaming, algo semelhante as SmartTV's.
No entanto, aparelhos piratas não homologados estimulam a pirataria oferecendo acesso gratuito a canais pagos e colocam em risco a segurança cibernética de seus usuários.
Em resumo, estes aparelhos podem ser muito úteis em TVs antigas para que elas não se tornem inúteis com o tempo. Ainda não é possível saber o nível de impacto que essa medida terá, ou se as TV Box sumirão do mercado.