AMD Ryzen 5 9600X atinge 7 GHz em novo recorde de overclock

Imagem de: AMD Ryzen 5 9600X atinge 7 GHz em novo recorde de overclock

O processador AMD Ryzen 5 9600X, parte da linha Zen 5, foi levado ao extremo pelo renomado overclocker indonésio Alva Jonathan, conhecido como Lucky_Noob, estabelecendo um novo recorde de 7 GHz para essa arquitetura.

Durante o evento Tech Day da AMD, o Ryzen 9 9950X já havia sido overclockado para 6,6 GHz em todos os seus 16 núcleos, utilizando resfriamento com nitrogênio líquido (LN2).

Agora, o modelo Ryzen 5 9600X, que é um chip mais básico, superou essa marca e alcançou uma velocidade de 7 GHz. Esse experimento reforça a capacidade de overclock dos processadores Zen 5.

Para fazer isso, Lucky_Noob utilizou a placa-mãe MSI MEG X670E ACE, junto a um sistema de resfriamento LN2, permitindo que todos os 6 núcleos da CPU operassem a 7 GHz, com um multiplicador x70 e velocidade de barramento de 100 MHz.

Além disso, a configuração incluía 32 GB de memória DDR5, o que ajudou a alcançar esses números impressionantes de overclock.

AMD 9600X 7 GHz Overclock
Imagem: CPU-z

Com essa configuração, o Ryzen 5 9600X se destacou em benchmarks como o Cinebench 2024 e Y-Cruncher PI-BBP-10B, tornando-se o chip de 6 núcleos mais rápido nesses testes.

Outro overclocker, SAFEDISK, da Coreia do Sul, também quebrou recordes ao utilizar o Ryzen 5 9600X, conquistando as primeiras posições nos benchmarks X265 1080P e 4K. Aqui estão alguns dos recordes mundiais estabelecidos:

Até o momento, as CPUs AMD Ryzen ainda não ultrapassaram a barreira dos 8 GHz, mas a marca de 7 GHz já demonstra o potencial dos chips Zen 5 sob resfriamento extremo.

E ao que tudo indica, este é apenas o começo das conquistas de overclocking dos processadores AMD com a arquitetura Zen 5.

Com o lançamento dos processadores Ryzen 9 9950X e Ryzen 9 9900X na próxima semana, espera-se que novos recordes sejam estabelecidos, empurrando ainda mais os limites dessa tecnologia.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.