AMD Fluid Motion Frames é lançado oficialmente com até 97% de aumento de FPS

Imagem de: AMD Fluid Motion Frames é lançado oficialmente com até 97% de aumento de FPS

A AMD anunciou o lançamento oficial do AMD Fluid Motion Frames (AFMF), uma tecnologia de geração de quadros que promete aumentar a taxa de quadros por segundo (FPS) e o movimento suave nos jogos, com um impacto mínimo na qualidade da imagem.

O AFMF faz parte do HYPR-RX, um conjunto de recursos de desempenho integrados ao driver de software da AMD, que inclui também o Radeon Super Resolution, o FidelityFX Super Resolution, o Radeon Anti-Lag, o Radeon Anti-Lag+ e o Radeon Boost, dependendo do título do jogo.

O AFMF funciona em jogos que usam as APIs DirectX 11 e 12, e é compatível com as placas de vídeo Radeon RX 6000 e 7000, além dos processadores Ryzen 7040 com gráficos integrados RDNA 3.

Segundo a AMD, o AFMF pode proporcionar um aumento médio de 97% no FPS em vários títulos populares, como Starfield, The Last of Us – Part 1, Assassin's Creed Mirage, Baldur’s Gate 3, Spiderman Miles Morales, Call of Duty: Modern Warfare 3, Hogwarts Legacy, Forza Horizon 5, Cyberpunk 2077 e Resident Evil 4.

O AFMF usa um algoritmo inteligente para gerar quadros intermediários entre os quadros originais do jogo, criando uma transição mais fluida e reduzindo os efeitos de stuttering e tearing.

O AFMF também preserva a qualidade da imagem ao desativar a geração de quadros durante os movimentos rápidos, evitando artefatos visuais indesejados.

Além disso, o AFMF pode ser combinado com o Radeon Anti-Lag para reduzir a latência nos jogos, oferecendo uma experiência mais responsiva e imersiva.

Para ativar o AFMF, basta habilitar o HYPR-RX no painel de controle da AMD Software, ou usar o atalho AMD Fluid Motion Toggle.

O AFMF também possui um monitor de atividade, semelhante ao Radeon Super Resolution, que mostra o status da geração de quadros usando o overlay do AMD Software (use a tecla de atalho Alt-R para o overlay em tela cheia, ou Alt-Z para o overlay lateral).

A AMD recomenda o uso do AFMF em monitores compatíveis com o AMD FreeSync, para obter a melhor experiência possível. O AFMF também requer que o jogo seja executado em modo tela cheia, com o VSYNC desativado.

O AFMF ainda está em fase de pré-visualização técnica, e pode apresentar alguns problemas ou incompatibilidades. A AMD incentiva o feedback dos usuários e disponibiliza uma ferramenta de relatório de bugs para enviar sugestões ou reclamações.

O AFMF é uma das novidades do driver AMD Software: Adrenalin Edition 24.1.1, que também traz uma interface de usuário atualizada e mais intuitiva, além de melhorias de estabilidade e correções de bugs.

O driver que contém o Fluid Motion Frames pode ser baixado diretamente do site da AMD, ou através da ferramenta AMD Auto-Detect and Install Tool.

O AMD Fluid Motion Frames competirá com as tecnologia de geração de quadros NVIDIA DLSS e Intel XeSS, sendo uma solução para quem buscar aproveitar ao máximo o potencial das placas de vídeo e processadores da AMD.