A AMD anunciou que solucionou o problema que estava causando a queima aleatória de seus novos processadores da série 7000X3D.
A empresa concluiu que os processadores Ryzen 7000 X3D estavam sendo queimados devido a problemas de voltagem e disponibilizou uma atualização de firmware do BIOS para seus parceiros de placa.
A atualização impõe restrições de voltagem nas placas-mãe com soquete AM5 em que os processadores são executados, o que impede que as CPUs afetadas operem além dos limites pretendidos.
A AMD reconheceu os relatórios de proprietários de processadores 7950X3D e 7800X3D que relatavam danos causados por queimaduras e, em alguns casos, protuberâncias visíveis.
O que causou a queima de processadores Ryzen 7000 X3D?
A AMD não forneceu detalhes sobre o que exatamente causou a queima dos processadores da série Ryzen 7000 X3D, mas lançou uma correção as pressas.
Alguns relatórios sugerem que o problema esteja relacionado ao overclocking manual. O overclocking foi desabilitado nos chips Ryzen X3D, pois eles utilizam um V-cache 3D que requer um limite de voltagem codificado.
Executá-los em uma tensão ou frequência mais alta oferece poucos benefícios de desempenho e torna os chipsets instáveis e suscetíveis a variações de temperatura, por isso é melhor não tentar contornar essa restrição.
A nova atualização de BIOS, que impõe restrições de voltagem, aparentemente não impede que os usuários façam overclock de memória usando perfis EXPO ou XMP, nem deve impedir que os usuários usem a tecnologia Precision Boost Overdrive (PBO) da AMD para aumentar o desempenho.
A AMD espera que seus parceiros lancem uma nova atualização de BIOS para suas placas-mãe soquete AM5 nos próximos dias. Essa atualização impedirá que as CPUs afetadas operem além dos limites.
A empresa recomenda que os clientes afetados pelo problema verifiquem o site do fabricante da placa-mãe para garantir que seu sistema esteja utilizando o software atualizado para o processador.
A MSI e a Asus já emitiram atualizações de BIOS que restringem as opções de voltagem da CPU dentro dos limites seguros. Outros fornecedores de placas-mãe compatíveis devem começar a lançar atualizações de BIOS em breve.
Apesar da correção, a AMD ainda está incentivando todos os clientes afetados pelo problema a entrar em contato com o serviço de suporte ao cliente, garantindo que esses casos sejam priorizados.
Via: AMD