A história e evolução dos jogos de tiro

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Os jogos de tiro são um dos gêneros mais populares do mundo dos games. Eles proporcionam uma experiência emocionante e imersiva, permitindo aos jogadores mergulhar em mundos virtuais cheios de ação.

Desde a sua criação, no final dos anos 60, os jogos de tiro evoluíram muito, incorporando novas tecnologias e recursos. Neste artigo, exploraremos a história e o desenvolvimento dos jogos de tiro.

História dos jogos de tiro

Os jogos de tiro têm suas raízes em jogos de tiro ao alvo e simuladores militares. Em 1962, o primeiro jogo de tiro foi lançado pela empresa americana Raytheon.

O jogo, chamado de "Missile Command", permitia aos jogadores defender cidades virtuais de ataques de mísseis. Foi o primeiro jogo a apresentar gráficos vetoriais e controles com um joystick.

Missile Command
Missile Command foi lançado inicialmente para o console Atari 5200 e posteriormente para Arcades.

Em 1974, a Atari lançou "Western Gun", um jogo que colocava os jogadores no papel de um pistoleiro do velho oeste. Esse jogo estabeleceu as bases para os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) que seriam lançados na década de 90.

Western Gun
Western Gun é um jogo de faroeste multidirecional projetado por Tomohiro Nishikado e lançado pela Taito.

Com o advento dos computadores pessoais e dos consoles de jogos, os jogos de tiro evoluíram rapidamente. Em 1993, a id Software lançou "Doom", um dos jogos de tiro mais influentes de todos os tempos.

Doom Classic
Para muitos fãs de jogos de tiro, Doom é considerado o jogo mais influente do genêro.

O jogo foi um sucesso instantâneo, apresentando gráficos 3D, multiplayer e uma jogabilidade frenética. Ele também popularizou o gênero FPS.

Desenvolvimento de jogos de tiro ao longo do tempo

Os jogos de tiro evoluíram muito ao longo do tempo, incorporando novas tecnologias e recursos. Hoje, os jogos de tiro são muito diferentes dos jogos de tiro originais dos anos 60 e 70.

A primeira grande mudança nos jogos de tiro foi a transição para gráficos em 3D. Com a evolução das tecnologias de hardware e software, os desenvolvedores de jogos começaram a criar ambientes tridimensionais mais detalhados e realistas.

Essa mudança permitiu a criação de jogos de tiro mais imersivos e emocionantes. Outra grande mudança foi a introdução de jogos de tiro em terceira pessoa (TPS).

Diferentemente dos jogos de tiro em primeira pessoa, os jogos de tiro em terceira pessoa permitem aos jogadores ver seus personagens enquanto jogam.

Isso oferece uma perspectiva diferente e permite que os jogadores se conectem mais com seus personagens, o que tornou os jogos de tiro mais sofisticados.

Inimigos virtuais se tornaram mais inteligentes e desafiadores, e as físicas dos jogos se tornaram mais realistas com o avanço da inteligência artificial (IA), que na época evoluía lentamente.

Alguns jogos de tiro também passaram a apresentar recursos como veículos e sistemas de danos, permitindo aos jogadores interagir com o mundo virtual de maneiras mais complexas.

Nos anos 90 surgiram os primeiros jogos de tiro multiplataformas, com os avanços e maior padronização de hardwares e softwares entre diferentes plataformas, tornando estes jogos mais acessíveis.

Um exemplo é Doom, lançado em 1993, que foi desenvolvido originalmente para MS-DOS, mas depois foi portado para várias outras plataformas, incluindo Windows, Mac, Super Nintendo, Sega 32X, Atari Jaguar, PlayStation e Sega Saturn.

Outro exemplo é Quake, lançado em 1996, que foi desenvolvido para Windows, mas depois foi levado para várias outras plataformas, incluindo Mac, Linux, Nintendo 64, PlayStation e Sega Saturn.

Desde então, muitos jogos de tiro foram desenvolvidos para rodar em várias plataformas diferentes, incluindo PC, consoles e dispositivos móveis, o que gerou uma experiência mais inclusiva.

Categorias de jogos de tiro

Existem várias categorias diferentes de jogos de tiro, cada uma com suas próprias características e recursos. No entanto, alguns jogos aparecem em mais de uma categoria por possuírem elementos que se encaixam em mais de um subgênero de jogos de tiro.

Por exemplo, um jogo como Call of Duty pode ser classificado como um jogo FPS devido ao seu modo de jogo principal, mas também pode ser considerado um jogo de tiro tático por causa de suas missões e jogabilidade estratégica.

Da mesma forma, um jogo como Grand Theft Auto V pode ser classificado como um jogo TPS devido à sua perspectiva em terceira pessoa, mas também inclui muitos elementos de jogos de tiro padrão, como a capacidade de usar uma variedade de armas e veículos para combater inimigos. As categorias mais comuns incluem:

FPS (First-Person Shooter)

Os jogos de tiro em primeira pessoa colocam os jogadores na perspectiva do personagem principal, permitindo que eles vejam o mundo virtual através dos olhos do personagem.

Esses jogos são geralmente mais rápidos e intensos, com jogabilidade focada em ação e combate. Alguns exemplos de jogos FPS são:

  • Doom
  • Wolfenstein 3D
  • Half-Life
  • Counter-Strike
  • Call of Duty
  • Halo
  • Battlefield
  • Overwatch
  • Rainbow Six Siege
  • Titanfall

Esses são apenas alguns dos jogos FPS mais populares e influentes da história dos videogames. Cada um deles possuem características e elementos únicos.

TPS (Third-Person Shooter)

Os jogos de tiro em terceira pessoa permitem que os jogadores vejam seus personagens enquanto jogam. Esses jogos são geralmente mais lentos e estratégicos, com jogabilidade que requer mais planejamento e tática.

Exemplos de jogos TPS:

  • Gears of War
  • Max Payne
  • Resident Evil 4
  • Uncharted
  • The Division
  • Mass Effect
  • Tom Clancy's Ghost Recon
  • Metal Gear Solid
  • Grand Theft Auto V
  • Red Dead Redemption 2

Assim como os jogos FPS, cada um desses jogos TPS tem suas próprias características e elementos únicos que os tornam emocionantes e desafiadores para jogar.

Enquanto os jogos FPS geralmente colocam o jogador na perspectiva em primeira pessoa, os jogos TPS oferecem uma experiência de jogo diferente.

Shoot 'em Up (ou Shmups)

Também conhecidos como jogos de tiro de rolagem, esses jogos apresentam jogabilidade horizontal ou vertical e muitos inimigos para derrotar.

Eles são geralmente mais simples do que outros jogos de tiro, mas ainda assim oferecem uma grande quantidade de ação e desafio. Alguns exemplos de jogos Shmups são:

  • Space Invaders
  • Galaga
  • Gradius
  • R-Type
  • Raiden
  • Ikaruga
  • Radiant Silvergun
  • Mushihimesama
  • Touhou Project
  • Dodonpachi

Os jogos Shmups são considerados um subgênero dos jogos de tiro e geralmente apresentam uma jogabilidade onde o jogador controla uma nave espacial ou outro veículo para enfrentar os inimigos enquanto desvia de tiros e obstáculos.

Eles costumam apresentar elementos de ficção científica e fantasia, além de gráficos coloridos e explosões espetaculares.

Jogos de tiro táticos

Esses jogos se concentram na estratégia e no planejamento, em vez de ação rápida. Os jogadores geralmente precisam trabalhar em equipe e usar táticas militares para alcançar seus objetivos.

Exemplos de jogos de tiro táticos:

  • Tom Clancy's Rainbow Six
  • SWAT
  • Ghost Recon
  • SOCOM
  • Brothers in Arms
  • Full Spectrum Warrior
  • Door Kickers
  • XCOM
  • Arma
  • Insurgency

Os jogos de tiro táticos geralmente enfatizam o uso de estratégias de combate, como cobertura, flanqueamento e assalto coordenado, e muitas vezes apresentam um nível mais alto de dificuldade em relação aos jogos de tiro padrão.

Battle Royale

Os jogos do gênero Battle Royale colocam vários jogadores em uma ilha ou mapa, e o objetivo é ser o último jogador ou equipe sobrevivente.

Eles geralmente apresentam jogabilidade em FPS ou TPS, com elementos de estratégia e sobrevivência. Alguns exemplos de jogos Battle Royale são:

  • PUBG
  • Fortnite
  • Apex Legends
  • Call of Duty: Warzone
  • H1Z1
  • Realm Royale
  • The Culling
  • Darwin Project
  • Ring of Elysium
  • Cuisine Royale

H1Z1 foi um dos primeiros jogos Battle Royale a se popularizar. O jogo foi lançado em 2015 e suportava até 150 jogadores lutando pela sobrevivência em um mundo aberto cheio de zumbis e outros obstáculos.

Jogos de tiro mais influentes de todos os tempos

Existem muitos jogos de tiro influentes que ajudaram a moldar o gênero e a indústria dos jogos. Alguns dos jogos mais influentes incluem:

Doom

Lançado em 1993, Doom foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa e ajudou a popularizar o gênero. O jogo também apresentou gráficos 3D, multiplayer e uma trilha sonora icônica.

Doom
Capa do jogo original de 1993

Doom clássico foi originalmente desenvolvido para rodar no PC com sistema operacional MS-DOS. No entanto, o jogo acabou sendo levado para uma série de outros consoles ao longo dos anos, incluindo:

  • Sega 32X
  • Super Nintendo (SNES)
  • PlayStation 1 e 3
  • Sega Saturn
  • Game Boy Advance
  • Xbox 360

Cada uma dessas versões apresenta algumas diferenças em relação à original, como gráficos e recursos ligeiramente diferentes, mas todas mantêm a jogabilidade clássica do jogo original.

Half-Life

Lançado em 1998, Half-Life foi outro jogo de tiro em primeira pessoa que teve um grande impacto no gênero. Ele apresentou uma jogabilidade mais interativa e uma história envolvente que ajudou a elevar o nível dos jogos.

Half-Life 1998
Capa do jogo original de 1998

Half-Life 1998 foi originalmente desenvolvido para rodar em PCs com Windows. No entanto, assim como Doom, o jogo acabou sendo lançado para outros consoles ao longo dos anos, incluindo: PlayStation 2 e Dreamcast.

Porém, essas versões foram bastante diferentes em relação à original devido às limitações técnicas dos consoles da época e tiveram que passar por algumas mudanças para serem compatíveis.

Por exemplo, a versão de PlayStation 2 apresentava um modo multiplayer expandido e suporte para tela dividida, enquanto a versão de Dreamcast apresentava gráficos melhorados em relação à versão original do PC.

Na época, ambas as versões receberam críticas equilibradas em relação à jogabilidade e desempenho comparados ao jogo original para PC.

Halo: Combat Evolved

Lançado em 2001, Halo foi um dos jogos mais influentes do início dos anos 2000. Ele apresentou um enredo épico, jogabilidade em FPS e multiplayer online, além de uma trilha sonora icônica.

Halo: Combat Evolved 2001
Capa do jogo original de 2001

Inicialmente, Halo: Combat Evolved foi lançado como um jogo exclusivo para o console Xbox da Microsoft. Mais ele foi lançado para PC e Mac.

Call of Duty 4: Modern Warfare

Lançado em 2007, Modern Warfare ajudou a definir a jogabilidade em FPS moderna. Ele apresentou uma história envolvente e um multiplayer competitivo que se tornou um dos mais populares do mundo.

Call of Duty 4: Modern Warfare 2007
Capa do jogo original de 2007

Call of Duty 4 deu início a uma nova era dos jogos de tiro, com o jogo sendo disponibilizado para os consoles PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS e Wii, e PC.

Fortnite

Lançado em 2017, Fortnite é um dos jogos de tiro de última geração que se tornou um dos títulos mais populares de todos os tempos.

Ele apresenta uma jogabilidade em Battle Royale e elementos de construção, tornando-o único em comparação com os jogos de tiro de outras épocas.

Fortnite 2017
Capa do jogo original de 2017

O lançamento de Fortnite representou o maior avanço em termos de recursos, gráficos e jogabilidade para os jogos de tiro. Foi a partir daqui que os jogos de tiro tiveram sua maior evolução.

Fortnite foi lançado para múltiplas plataformas, incluindo todos os consoles modernos de videogame e dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS e Android.

Principais personagens e heróis dos jogos de tiro

Os jogos de tiro apresentam muitos personagens e heróis memoráveis, cada um com suas próprias características e personalidades únicas. Alguns dos personagens mais populares incluem:

Master Chief (Halo)

O personagem principal da série Halo, Master Chief é um soldado ciberneticamente aprimorado que luta contra alienígenas em um futuro distante.

Master Chief Halo
Master Chief é conhecido por sua armadura icônica.

Master Chief é o último sobrevivente do programa Spartan-II, um projeto ultrassecreto do governo que visava criar supersoldados para combater ameaças alienígenas.

Doomguy (Doom)

O protagonista de Doom é um fuzileiro espacial anônimo que luta sozinho contra hordas de demônios e outras criaturas do inferno em uma estação espacial em Marte.

Doomguy
Doomguy é conhecido pela sua icônica arma de fogo (BFG 9000).

A identidade real do Doomguy nunca foi revelada, o que permite aos jogadores se identificarem mais facilmente com o personagem e se envolverem melhor com a história do jogo.

Gordon Freeman (Half-Life)

O protagonista de Half-Life é um cientista que se vê envolvido em uma invasão alienígena. Ele possui habilidades de combate e uma inteligência que o tornou um dos personagens mais icônicos do gênero.

Gordon Freeman
Gordon Freeman é conhecido pelo seu traje e variedade de armas.

Gordon Freeman é um físico teórico que trabalhava no Laboratório de Materiais Anómalos da Black Mesa Research Facility realizando experimentos perigosos.

No entanto, um desses experimentos dar errado e abre portais para outras dimensões libertando criaturas hostis, fazendo com que ele tenha que lutar para sobreviver e encontrar uma maneira de deter as ameaças.

Solid Snake (Metal Gear Solid)

O protagonista da série Metal Gear Solid, Solid Snake é um agente especial com habilidades de combate e uma personalidade enigmática, que luta contra ameaças globais.

Solid Snake
Solid Snake tem uma das personalidades mais emblemáticas da história dos jogos de tiro.

Solid Snake é um ex-membro da unidade FOXHOUND e um lendário soldado que se tornou um mercenário. Ele é frequentemente chamado para realizar missões perigosas e sigilosas para o governo dos Estados Unidos.

Jogos de tiro mais vendidos de todos os tempos

Os jogos de tiro são alguns dos jogos mais populares e bem vendidos da história. Alguns dos jogos de tiro mais vendidos incluem:

  1. Counter-Strike 130 milhões de cópias
  2. Call of Duty (série) 120 milhões de cópias
  3. Battlefield (série) 68 milhões de cópias
  4. Halo (série) 65 milhões de cópias
  5. Far Cry (série) 50 milhões de cópias
  6. Doom (série) 50 milhões de cópias
  7. Destiny (série) 50 milhões de cópias
  8. Half-Life (série) 39 milhões de cópias

Para você

Os jogos de tiro são um dos gêneros mais populares e duradouros da história dos videogames. Conheça também os melhores jogos de tiro de todos os tempos.

Desde os primeiros jogos de tiro em 2D até os jogos de tiro em 3D de última geração, este gênero oferece aos jogadores desafios emocionantes.

Os jogos mencionados neste artigo são alguns dos mais influentes e populares de todos os tempos, oferecendo uma combinação única de jogabilidade desafiadora, personagens cativantes e design de nível criativo.