Xiaomi confirma celular sem carregador após zombar da Apple em episodio polêmico

Imagem de: Xiaomi confirma celular sem carregador após zombar da Apple em episodio polêmico

O CEO da fabricante chinesa de telefones Xiaomi, Lei Jun, confirmou que o próximo lançamento da empresa, o Mi 11 virá sem carregador na embalagem. O anúncio foi feito por meio de uma postagem na rede social chinesa Weibo.

De acordo com Jun, a principal justificativa para a decisão são as "preocupações ambientais".

Embora o argumento seja legitimo, já que a estratégia pode diminuir o fornecimento de mais um pedaço de plástico igual ao de outros carregadores que as pessoas já possuem, a Xiaomi se junta a outras fabricantes de telefones que zombaram da Apple há poucos meses por não incluir carregadores no iPhone 12.

Jun ainda observou que as pessoas já possuem muitos carregadores, e a eliminação do carregador possibilitaria embalagens menores e uma quantidade menor de peças fabricadas pela companhia, diminuindo o impacto ambiental e, portanto, a empresa decidiu cancelar o carregador do Mi 11.

Mais detalhes devem ser revelados na próxima semana com o anúncio do lançamento do Mi 11.

Polêmica dos celulares sem carregador

Em outubro, a decisão da Apple de não incluir carregadores com o iPhone 12 foi recebida com deboche, e concorrentes como a Samsung lembraram os clientes em um anúncio de que o carregador foi "incluído no seu Galaxy".

No entanto, esse anúncio da Samsung aparentemente foi excluído e novos rumores continuam surgindo, fortalecendo ainda mais a ideia de que a Samsung não incluirá um carregador em seus próximos smartphones Galaxy S21.

Pouco depois do lançamento do iPhone 12, a Xiaomi twittou que "não deixou nada fora da caixa" no seu Mi 10T Pro, adicionando um pequeno videoclipe que mostra uma caixa Mi 10T com um carregador dentro. Vale lembrar também que a Xiaomi fez piada com a decisão da Apple.

https://twitter.com/Xiaomi/status/1316299756260352006

No Brasil, a Apple foi notificada pelo Procon-SP a esclarecer a falta do acessório.

Aparentemente podemos concluir que as empresas fabricantes de smartphones não estão mantendo a equipe de marketing informada sobre as futuras decisões de produtos.

Há, de fato, um forte argumento voltado a questões ambientais para as fabricantes não incluírem carregadores em celulares novos, especialmente se os carregadores forem idênticos às dezenas de outros que a maioria das pessoas já possui.

Mas parece que, à medida que as fabricantes de telefones continuam aumentando os preços de seus novos dispositivos, eles estão de alguma forma encontrando maneiras de entregar cada vez menos produtos aos clientes.

Será que o próximo passo é simplesmente acabar com a caixa e entregar os novos smartphones aos clientes em plástico bolha ou talvez em sacos de papel?

Fonte: The Verge