Nesta ultima ter-feira (27) a Apple foi notificada pelo o Procon de São Paulo, para dar explicações sobre o novo método de venda da Apple com a retirada do carregador dos aparelhos iPhones.
De acordo com a Apple, a decisão de retirar o acessório de recarga, faz parte das preocupações da empresa com o meio ambiente. Mas, para o Procon-SP o motivo ainda não está esclarecido, já que a declaração da empresa aconteceu somente após o anuncio dos novos iPhone 12.
Após as novas medidas da Apple, os consumidores terão que comprar o item separadamente. Atualmente, no Brasil um carregador da Apple custa em média R$ 219.
Com a solicitação do Procon-SP, a Apple precisa esclarecer os motivos da sua decisão, e qual será a alternativa para o consumidor recarregar o novo aparelho, além da estimativa de tempo do carregamento e como irá funcionar a garantia de cada item.
No site da fabricante do iPhone deixa claro que os consumidores poderão comprar os acessórios separadamente e os usuários que possuem um modelo antigo dos acessórios poderão usar nos dispositivos.
No entanto, os acessórios antigos da Apple possuem entrada USB-A, enquanto os celulares da nova linha serão lançados com o cabo USB-C.
Segundo fontes do o órgão, foi dado a empresa um prazo de 72 horas para responder os questionamentos. Porém, foi solicitado pela Apple uma extensão do prazo, com o prazo estendido, a empresa tem até 9 de novembro para prestar os esclarecimentos.
A assessoria da Apple comunicou que a empresa não irá comentar o caso no momento.