TecFoco / Consoles / Xbox portátil deve usar chip personalizado da AMD, não ARM

Xbox portátil deve usar chip personalizado da AMD, não ARM

Imagem de: Xbox portátil deve usar chip personalizado da AMD, não ARM

Parece que a tão falada mudança para a arquitetura ARM não vai acontecer no novo console portátil da Xbox. De acordo com informações recentes que surgiram na internet, o novo "Xbox portátil", que ainda nem foi anunciado oficialmente, deve ser equipado com um chip (ou APU) personalizado e econômico feito pela AMD.

Quem disse isso foi KeplerL2, um conhecido vazador de informações sobre a AMD, lá no fórum NeoGAF. Segundo ele, a Microsoft vai continuar apostando na parceria com a AMD para desenvolver uma APU específica para o console portátil, focando em baixo consumo de energia.

Pra quem não entende muito do assunto, APU é como se fosse um "combo" de processador com placa de vídeo tudo junto num só chip. Isso ajuda o aparelho a economizar energia e espaço — ideal pra aparelhos menores como os portáteis.

E quando é "customizado", quer dizer que a Microsoft e a AMD vão trabalhar juntas pra criar algo feito sob medida pro novo Xbox portátil.

Outras marcas vão usar chips prontos

Enquanto a Microsoft prepara esse chip exclusivo, outros dispositivos portáteis com a marca Xbox que estão a caminho — feitos por outras empresas — devem usar chips prontos que já estão disponíveis no mercado. Entre eles estão:

  • Z2E da AMD
  • Lunar Lake e Panther Lake da Intel
  • X Elite 2 da Qualcomm
  • N1 da NVIDIA

Esses aparelhos, diferentes do Xbox portátil oficial da Microsoft, serão fabricados por parceiros e vão rodar o sistema Windows.

A ideia é criar uma linha de dispositivos que funcionem como "mini Xbox" com compatibilidade para jogos e uma experiência parecida com a dos consoles.

Na semana passada, uma vaga de emprego publicada pela própria Microsoft deu a entender que alguns produtos da nova geração do Xbox poderiam usar a arquitetura ARM — que é muito conhecida por ser eficiente e usada em celulares.

Seria um caminho interessante pra melhorar a duração da bateria, algo importante em consoles portáteis. Mas o problema é que, se isso acontecesse, muitos jogos atuais do Xbox poderiam não funcionar nesses aparelhos.

E como a Microsoft quer que os jogos dela rodem em vários dispositivos — de console a PC e nuvem —, usar ARM agora poderia atrapalhar bastante essa estratégia.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento desse console portátil da Microsoft. Mas a empresa já está mostrando sinais da sua estratégia com um projeto chamado Project Kennan.

Ele está sendo desenvolvido em parceria com a ASUS, vai rodar Windows (sem surpresa), e deve ter uma interface bem parecida com a do Xbox que a galera já conhece.

A expectativa é que o Project Kennan seja lançado ainda este ano. Com ele, a gente deve ter a primeira ideia real de como será a experiência de jogar Xbox em dispositivos portáteis no futuro.