O Windows 11 acabou de vazar na internet, capturas de tela do próximo sistema operacional da Microsoft foram publicadas pela primeira vez e revelam detalhes do que está por vir.
As imagens mostram uma visão geral do sistema completo com uma nova interface de usuário, menu Iniciar e muito mais. A nova interface de usuário do Windows 11 e o menu Iniciar são muito semelhantes aos encontrados no Windows 10X.
Visualmente, as maiores mudanças estão na barra de tarefas. A Microsoft centralizou os ícones do aplicativo, limpou a área da bandeja e incluiu um novo botão Iniciar e menu.
Um novo ícone foi adicionado na barra de tarefas do Windows 11 chamado Widgets. Aparentemente, a Microsoft está trazendo de volta os Widgets do Windows 10, e esta versão parece incluir alguns.
Nesta prévia os Widgets não foram carregados completamente, mas, podemos notar que eles foram projetados para deslizar e fornecer acesso rápido a notícias, previsão do tempo e outros conteúdos da web.
Embora a Microsoft tenha cancelado o Windows 10X, a empresa está claramente reutilizando grande parte desse trabalho no Windows 11.
O Windows 10X incluiu vários aspectos refinados e simplificados do Windows, e a maior parte desse trabalho está presente nesta versão vazada do Windows 11.
O Windows 11 inclui novos controles de snap que podem ser acessados a partir do botão maximizar em todos os aplicativos.
Eles são equivalentes modernos da função de janelas em cascata que existe no sistema operacional há anos. Você pode encaixar rapidamente as janelas lado a lado ou organizá-las em seções na área de trabalho.
Para a Windows Store, aparentemente não há grandes mudanças. No entanto, por ser uma vazamento, é provável que algumas atualizações que a Microsoft planeja lançar não estejam aparecendo ainda.
A interface da Windows Store é basicamente a mesma que existe no Windows 10 agora, inclusive tem acesso a todos os mesmos aplicativos que estão disponíveis hoje.
De acordo com rumores recente, a Microsoft está supostamente trabalhando em uma nova loja de aplicativos para o Windows nos últimos meses, eles sugerem que haverá uma grande mudança em relação ao que existe hoje.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, prometeu "desbloquear maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores" com o Windows, e isso provavelmente virá na nova loja.
A Microsoft está supostamente revisando sua loja de aplicativos do Windows para permitir que os desenvolvedores enviem qualquer aplicativo do Windows, incluindo navegadores como Chrome ou Firefox.
A Microsoft também pode estar considerando permitir plataformas de comércio de terceiros em aplicativos, permitindo que os desenvolvedores evitem o corte que a Microsoft geralmente tira dos sistemas de compra dentro do aplicativo.
Além disso, a Microsoft também incluiu uma nova experiência de configuração no Windows 11, muito semelhante ao Windows 10X. Ela também inclui um novo som de inicialização do Windows 11, que é acionado a cada inicialização.
O aplicativo do Xbox também está melhorando a experiência no Windows 11, oferecendo acesso rápido aos jogos do Xbox Game Pass, às partes sociais da rede do Xbox e à loja do Xbox.
No entanto, a barra do Xbox Game Pass e o Modo de Jogo do Windows permanecem iguais ao Windows 10 nesta versão que vazou.
A Microsoft já havia dado dicas de que estaria trazendo um novo sistema operacional, o lançamento oficial será realizado em um evento especial do Windows no dia 24 de junho.
O evento começa às 12h, e o convite do evento inclui uma janela que cria uma sombra com um contorno que se parece com o número 11.
Os executivos da Microsoft também vêm fazendo um anúncio da "próxima geração do Windows" há meses, e esse vazamento agora confirma que o Windows 11 será revelado oficialmente no final deste mês.
Via: The Verge