Windows 11 mostrará marca d'água em PCs que não suportam IA

Imagem de: Windows 11 mostrará marca d'água em PCs que não suportam IA

O Windows 11, a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft, está se preparando para receber novas aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) na atualização 24H2.

Com isso, a Microsoft adicionou um código que exibirá um aviso caso o seu PC não atenda aos requisitos de hardware necessários, de acordo com as descobertas de @thebookisclosed.

O aviso será exibido na forma de uma marca d'água para informar que você não poderá usar certos aplicativos integrados com IA devido a uma CPU não suportada.

Anteriormente, acreditava-se que o único requisito seria o PopCnt, mas a codificação revelou um requisito obrigatório para SSE4.2.

No entanto, isso não fará muita diferença para a maioria dos usuários, pois as CPUs que suportam o Windows 11 possuem instruções SSE 4.2.

Algumas das aplicações que provavelmente usarão IA são o Advanced Copilot e o AI File Explorer. Foi revelado também que a próxima versão do Windows 11 incluirá um DirectX AI Super Resolution.

Os requisitos de hardware para a CPU incluem as instruções necessárias e um mínimo de 16 GB de memória. Por exemplo, a versão Insider foi instalada em um sistema com uma CPU ARM64.

No entanto, foi encontrada uma maneira de contornar essa verificação desativando o ID 48486440 na versão RTM. Este aviso surge em um momento em que o Windows 11 tem sido cada vez mais criticado pelos usuários.

A Microsoft decidiu exibir anúncios vinculados à sua loja de aplicativos na forma de "recomendações" no Menu Iniciar. Alguns dias atrás, o desempenho do menu Iniciar foi criticado por um ex-desenvolvedor.

A Microsoft também limitou a capacidade de personalizar a interface do usuário do Windows 11 usando aplicativos conhecidos, o que também não agradou muitos usuários.

Via: TomsHardware