O Google pode até soltar um monte de frases de marketing sobre a durabilidade do Pixel 10 Pro Fold, mas é na prática, nas mãos de especialistas em testes, que essas promessas são realmente colocadas à prova.
Foi o que aconteceu com JerryRigEverything, um canal do YouTube famoso por testar a resistência de smartphones. E o resultado não foi nada animador.
A bateria do dobrável pegou fogo, revelando que a gigante de Mountain View continua sem resolver um problema estrutural sério, que pode fazer esses aparelhos quebrarem depois de apenas alguns anos de uso.
Durante o vídeo, o YouTuber até brinca dizendo para não manter o Pixel 10 Pro Fold aberto perto de fumaça, ou ele pode entrar em combustão. Essa fala não foi apenas uma tiração de sarro.
Tanto o Pixel Fold original quanto o Pixel 9 Pro Fold apresentaram problemas na mesma região das antenas, e ao realizar os testes de durabilidade no Pixel 10 Pro Fold, Zach, do JerryRigEverything, percebeu que o Google ainda não resolveu essa falha estrutural crítica.
Para piorar, ele encontrou mais um problema. No vídeo, é possível ver outros testes, como a resistência à poeira, mas a parte que mais chama atenção mesmo é quando a bateria do Pixel 10 Pro Fold entra em combustão.
Depois de conseguir dobrar o aparelho ao meio com facilidade, mesmo com o Google afirmando que é o smartphone mais resistente da categoria, Zach tenta dobrá-lo para o outro lado.
Se não fosse a fumaça saindo da bateria perfurada, ele provavelmente teria conseguido. A cena mostra claramente o aparelho pegando fogo, ao ponto de acionar o alarme de incêndio no vídeo.
JerryRigEverything já realiza testes de durabilidade há uma década, mas afirma que essa é a primeira vez que um smartphone explode em um de seus vídeos.
Com quase 10 milhões de inscritos no canal, não é difícil imaginar que essa parte viralize rápido, e o Google deve se sentir pressionado a emitir algum tipo de posicionamento logo.
Por enquanto, o YouTuber disse que seus testes são extremos e brinca dizendo para ninguém colocar um Pixel 10 Pro Fold aberto no bolso.
Explosões de bateria são raras, mas seria interessante que o Google revisasse a posição das linhas de antena para aumentar a resistência dos seus smartphones dobráveis daqui pra frente.