A Valve resolveu fazer com que o seu PC de jogos portátil Steam Deck possa rodar o Windows 11, a notícia surgiu há algumas semanas, mas não ficou claro como a empresa faria isso.
Segundo a Microsoft, o Windows 11 só pode ser instalado em dispositivos que possuam um chip com tecnologia Trusted Platform Modules (TPM), isso reduz consideravelmente o uso do sistema em dispositivos.
A Valve confirmou que está fortemente focada em oferecer suporte ao Windows. "Há trabalho olhando para o TPM agora mesmo", disse Greg Coomer, um designer da Valve.
A fabricante do PC portátil para jogos já vinha trabalhando numa possível implementação do Windows 10 em seus dispositivos, então não deve demorar até que o Windows 11 chegue ao Steam Deck.
De acordo com a Valve, a empresa está trabalhando com a AMD para garantir o recurso TPM compatível com a BIOS do Steam Deck para corrigir qualquer potencial problema na hora de rodar o Windows 11.
Atualmente, o Steam Deck é fornecido com o SteamOS, uma versão personalizada do Linux, a partir do final do ano, o Steam Deck oferecerá suporte a instalações do Windows.
A medida em expandir o suporte a outros sistemas faz parte de um plano da empresa em fazer com que jogos com anti-cheat como Apex Legends, Destiny 2, PUBG, Fortnite e Gears 5 rodem no Steam Deck.
"Estamos trabalhando com BattlEye e Easy Anti-Cheat para obter suporte para Proton antes do lançamento", disse Valve.
A Valve usa seu próprio software chamado Proton no Steam Deck para fazer com que muitos jogos do Windows rodem em seu dispositivo, mas o anti-cheat tem sido o maior obstáculo da Proton nos últimos anos.
O suporte ao Windows evitará problemas de compatibilidade e trará uma interface que não é feita para tela de 7 polegadas, isso deixa algumas dúvidas sobre o funcionamento do sistema operacional no Steam Deck.
Via: Steam games