Mais de 50% dos usuários de Android já foram zoados por quem tem iPhone, diz pesquisa

Imagem de: Mais de 50% dos usuários de Android já foram zoados por quem tem iPhone, diz pesquisa

Uma pesquisa recente revelou um dado curioso e, ao mesmo tempo, um pouco incômodo para quem usa celulares Android: 52% dessas pessoas afirmam já ter sido ridicularizadas por usuários de iPhone.

O estudo foi realizado com mil adultos nos Estados Unidos, onde os aparelhos da Apple são extremamente populares.

Além disso, a pesquisa aponta que 36% dos participantes que usam Android disseram se sentir julgados pelo celular que possuem, e 26% confessaram já ter ficado envergonhados por não terem um iPhone. Para completar, 30% chegaram a considerar a compra de um iPhone por pura pressão social.

Por outro lado, entre as pessoas que usam iPhones, 22% admitiram ter zoado alguém cujas mensagens aparecem em balões verdes no iMessage — uma cor que o aplicativo usa para identificar mensagens enviadas de aparelhos que não rodam iOS, como os Androids.

Pressão social e relacionamentos

A pesquisa também aponta um impacto dessa diferença nos relacionamentos. Cerca de 23% dos usuários de iPhone disseram que ter um iPhone é um fator importante na escolha de um parceiro, sendo que essa opinião é mais forte entre os homens (31%) do que entre as mulheres (16%).

Outro dado curioso é a impressão negativa que algumas pessoas têm de usuários de Android. Enquanto 15% das mulheres participantes admitiram ter uma visão desfavorável de quem usa Android, entre os homens esse percentual sobe para 29%.

iPhone 16 Pro e Pro Max
Cerca de 30% das pessoas que usam telefones Android já pensaram em comprar um iPhone devido a pressão social, segundo a pesquisa.

Problemas de compatibilidade

A questão da compatibilidade entre os sistemas operacionais também apareceu na pesquisa, gerando situações desconfortáveis.

Por exemplo, 38% dos usuários de Android afirmaram ter dificuldades em entender mensagens enviadas de iPhones por conta de problemas de compatibilidade, e 24% disseram já ter sido excluídos de grupos de conversa por essa razão.

Além disso, a pesquisa aponta que 21% dos usuários de iOS evitam adicionar conhecidos que usam Android em conversas de grupo.

E, para piorar, 17% já removeram usuários de Android de grupos e 15% nem sequer enviam mensagens para quem não tem um iPhone.

Alternativas para contornar o problema

Como alternativa a esses problemas, 35% dos usuários de iPhone preferem usar apenas aplicativos de mensagens integrados ao sistema iOS.

Outros 30% já moveram suas conversas em grupo para aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, que permite uma interação mais fluida entre diferentes sistemas operacionais.

De fato, 42% dos usuários de iPhone migraram para essas plataformas com o intuito de conversar de forma mais igualitária com todos os seus contatos, independentemente do sistema usado.

Soluções à vista

Felizmente, parece que esse problema de compatibilidade pode estar com os dias contados. O iOS 18 deve trazer o suporte ao RCS (Rich Communication Services) no iMessage, o que deve melhorar a comunicação entre usuários de iPhone e Android.

O RCS é um protocolo mais avançado que o tradicional SMS, permitindo uma troca de mensagens mais rica em termos de funcionalidades.

No entanto, ainda há um obstáculo para os brasileiros: as principais operadoras de telefonia no Brasil ainda não liberaram o RCS. Isso significa que, por enquanto, o problema persiste para muitos usuários por aqui.