O Telescópio Espacial Hubble da agência espacial americana NASA entrou em modo de segurança mais uma vez. Em comunicado, a agência disse que estava investigando o caso e suspendeu as operações científicas.
Durante às 00:46h do dia 23 de outubro, o telescópio começou a emitir códigos de erro que indicavam a perda de uma mensagem de sincronização específica.
A mensagem fornece informações de tempo que os instrumentos usam para responder com precisão aos comandos e solicitações de dados.
A equipe que monitora o Hubble reiniciou seus instrumentos e retomou as operações na manhã seguinte. Mas, dois dias depois, os códigos de erro começaram a aparecer novamente.
"Como resultado, os instrumentos científicos entraram autonomamente em estados de modo de segurança conforme programado", disse a NASA.
Segundo a NASA, os instrumentos responsáveis pelo funcionamento do telescópio Hubble continuam em bom estado.
Além disso, a agência espacial também informou que o telescópio permanecerá em modo seguro enquanto a investigação continua.
As outras partes do telescópio espacial estão operando normalmente. A última vez que o Hubble havia entrado em modo de segurança foi em março deste ano.
"Os membros da equipe da missão estão avaliando os dados da espaçonave e os diagramas do sistema para entender melhor o problema de sincronização e como resolvê-lo. Eles também estão desenvolvendo e testando procedimentos para coletar dados adicionais da espaçonave. Espera-se que essas atividades durem pelo menos uma semana", acrescentou a NASA.
O telescópio espacial Hubble foi lançado pelo ônibus espacial Discovery em 1990 e já contribuiu com mais de 1,4 milhão de observações e mais de 18.000 artigos científicos revisados e publicados sobre suas descobertas.
Via: Nypost