Telefones Android receberão carregamento rápido sem fio semelhante ao MagSafe

Imagem de: Telefones Android receberão carregamento rápido sem fio semelhante ao MagSafe

Os telefones Android receberão um sistema de carregamento rápido sem fio semelhante ao MagSafe em breve. O Wireless Power Consortium (WPC) apresentou um novo padrão Qi2 que substituirá o carregamento Qi.

O carregamento Qi é um padrão universal criado pelo consórcio multinacional WPC para recarregar dispositivos por "indução magnética" sem a necessidade de conectividade por fio entre carregador e aparelho.

Atualmente, o padrão de carregamento Qi é utilizado para recarregar iPhones ou AirPods com a versão mais recente do iOS, além de outros dispositivos como celulares Android, tablets e smartwatches.

Alguns telefones Android como Google Pixel 7 e Samsung Galaxy S22 já oferecem carregamento sem fio. No entanto, não há um carregador com carregamento rápido para estes dispositivos como o MagSafe da Apple.

Carregador sem fio
Carregador sem fio com tecnologia Qi

Basicamente a nova proposta do padrão Qi2 é oferecer um carregador universal com carregamento rápido sem fio para todos os dispositivos compatíveis. Até agora, a Apple teve que desenvolver seu próprio carregador para isso.

Sobre o novo padrão de carregamento Qi2

O padrão Qi2 é uma atualização da tecnologia de transferência de energia sem fio Qi que não recebia melhorias desde que foi lançado, há 13 anos.

Segundo o WPC, este novo padrão de carregamento Qi2 é baseado na tecnologia MagSafe e tem como objetivo criar um sistema unificado que funcione em dispositivos Apple e Android.

Além disso, foram realizadas melhorias para garantir a máxima velocidade e eficiência de carregamento e uma compatibilidade cruzada entre smartphones e outros dispositivos.

De acordo com o diretor executivo do WPC, Paul Struhsaker, essa nova tecnologia Qi2 de carregamento também contribuirá para reduzir o lixo eletrônico, algo extremamente importante nos dias de hoje.

"Igualmente importante, o Qi2 reduzirá consideravelmente o desperdício em aterros sanitários associado à substituição de carregadores com fio devido à quebra de plugues e ao estresse colocado nos cabos devido à conexão e desconexão diária", disse Struhsaker.

Dispositivos compatíveis com Qi2

A primeira versão do Qi2 será lançada ainda este, provavelmente será chamada de versão 2.0. Esta versão suportará carregamento sem fio de 15 W, detecção de objetos estranhos e muito mais.

De acordo com uma declaração da WPC, as versões futuras do Qi2 oferecerão carregamento "significativamente" mais rápido, além de pads de carregamento para acessórios de formato incomum.

No entanto, o padrão de carregamento Qi2 exigirá autenticação. Portanto, o dispositivo pode recusar o carregamento sem fio se ele não for autenticado pela fabricante.

Segundo o WPC, o Qi2 estará totalmente pronto na segunda metade deste ano. Isso significa que provavelmente só os primeiros dispositivos compatíveis com Qi2 no final de 2023.

Via: Android Headlines