Suposta versão final do Windows 10X vaza na internet e revela novos detalhes do sistema

Imagem de: Suposta versão final do Windows 10X vaza na internet e revela novos detalhes do sistema

Um novo vazamento do Windows 10X é encontrado na internet e ao que parece, é uma suposta versão final do sistema operacional da Microsoft para PCs de tela única apresentado em outubro de 2019.

O sistema operacional Windows 10X é uma versão mais leve do Windows 10 projetada especialmente para notebooks e tablets estilo Chromebook com hardware pouco potente e de baixo custo.

Antes voltado diretamente para dispositivos de tela dupla, o Windows 10X não é mais exclusivo para dispositivos de tela dupla desde maio do ano passado e será lançado em PCs de tela única, como laptops.

Em um vídeo que fala sobre o pré-lançamento do Windows 10X pela Windows Central, o sistema operacional apresenta semelhanças ao Chrome OS do Google.

Como se pode ver no vídeo, o sistema operacional tem uma IU redesenhada e uma interface renovada. Além disso, possui uma barra de tarefas atualizada com os botões Iniciar, Borda e Visualização de Tarefas no centro.

O menu Iniciar agora atua como um iniciador com um motor de busca Bing interno da Microsoft para encontrar rapidamente aplicativos, arquivos ou sites. No entanto, ele não tem mais Live Tiles e pastas de aplicativos.

O sistema operacional foi extremamente simplificado para o Gerenciador de Arquivos e apresenta um novo centro de notificação com atalhos redesenhados.

O vídeo também demonstra algumas das configurações do software, o processo de instalação de Progressive Web Apps (PWAs) a partir do navegador embutido Chromium Edge, fixando-os na barra de tarefas e executando aplicativos lado a lado.

Há uma Central de ações simples que exibe a hora e aparece para revelar configurações e notificações rápidas, junto com um widget para controle de reprodução de mídia.

O vídeo também destaca o novo explorador de arquivos, que não permite o acesso aos dados localmente e dar destaque ao uso do OneDrive.

Como o Windows 10X não oferece suporte a aplicativos tradicionais do Windows, ou seja, aplicativos Win32, ele será limitado apenas a aplicativos universais (UWP) e web.

O Windows 10X não é uma atualização ou substituição do Windows 10 atual para computadores. Isso significa que você não pode "atualizar" para ele ou baixar seus arquivos ISO para rodar em seus dispositivos desktop.

Embora ainda não haja confirmação oficial de quando a Microsoft irá lançar o Windows 10X, espera-se que os primeiros dispositivos com o Windows 10X sejam lançados ainda este ano.

Fonte: Windows Central