A versão de PC do jogo Stellar Blade está marcada para chegar em 11 de junho. A confirmação veio logo depois de um vazamento que rolou na internet na semana passada.
Só que, junto com isso, surgiram dois problemas: o jogo não pode ser comprado em cerca de 130 países e ainda usa o Denuvo, um sistema de proteção contra pirataria que muita gente não gosta.
Quem está por trás do jogo é a desenvolvedora sul-coreana Shift Up, que falou sobre esses dois assuntos diretamente na rede social X (antigo Twitter).
Mesmo sem exigir conta da PlayStation Network (PSN) pra jogar, Stellar Blade está indisponível para compra em aproximadamente 130 países.
Isso pegou muita gente de surpresa, já que o jogo está sendo lançado pra PC, e o esperado era que estivesse liberado em praticamente todo o mundo. Agora, a Shift Up disse que está trabalhando com a Sony para resolver esse problema:
"Estamos discutindo de perto o problema do bloqueio por região com a publicadora e estamos fazendo o nosso MELHOR pra resolver a maior parte disso o mais rápido possível."
Ou seja, eles estão correndo atrás de liberar o acesso do jogo em mais regiões. Ainda não tem uma data certa pra isso acontecer, mas a equipe garante que está empenhada em encontrar uma solução.
Outro ponto polêmico foi a confirmação do uso do Denuvo DRM, um sistema que serve pra evitar cópias ilegais do jogo. Só que, em outros jogos como Tekken 7 e Resident Evil Village, o Denuvo já foi acusado de deixar o jogo mais lento.
Pra esclarecer, a Shift Up publicou um quadro de testes mostrando que o Denuvo não afeta o desempenho de Stellar Blade. Segundo eles, o jogo foi ajustado com cuidado pra manter uma taxa de quadros por segundo (FPS) estável, mesmo com o Denuvo ativado. Confira os dados divulgados:
Desempenho | Com Denuvo | Sem Denuvo |
---|---|---|
FPS médio | 59,9 | 59,9 |
FPS mínimo | 58,2 | 48,6 |
FPS máximo | 60,8 | 61,4 |
1% mais baixo | 32,8 | 32,5 |
0,1% mais baixo | 30,4 | 31,7 |
Na prática, os números mostram que o desempenho com Denuvo não piora — e até melhora em alguns casos, como no FPS mínimo. Além disso, a empresa também afirmou:
- A conexão com a PSN é totalmente opcional e nunca obrigatória.
- A versão de PC tem o mesmo conteúdo da versão de PS5.
- O jogo permite o uso de mods livremente, sem qualquer restrição.
- Compradores da pré-venda ou do lançamento não vão sair prejudicados, pois o jogo receberá atualizações futuras.
A desenvolvedora ainda contou que o jogo passou por testes intensos e foi otimizado com muito cuidado. Segundo a mesma, até no Steam Deck, que é um console portátil da Valve, o jogo roda bem.
Dá pra atingir de 45 a 50 FPS, com as configurações corretas. Stellar Blade já está entre os jogos mais vendidos na pré-venda da Steam.