A versão de Stellar Blade para PC foi anunciada oficialmente, e a pré-venda já está disponível nas plataformas Steam e Epic Games Store.
Mas, muita gente que correu para comprar o jogo acabou dando de cara com uma mensagem que dizia — "produto indisponível no seu país".
E o pior é que esse bloqueio atinge nada menos que 130 países ao redor do mundo, inclusive locais onde muitos jogadores estavam esperando pelo o jogo. Esse problema pegou até os desenvolvedores de surpresa.
A Shift Up, estúdio responsável por Stellar Blade, respondeu nas redes sociais a um fã irritado confirmando que não é necessário ter uma conta da PSN (PlayStation Network) para jogar no PC.
Isso, teoricamente, já resolveria a maior bronca que a comunidade teve recentemente com outro título famoso: Helldivers 2.
Para quem não lembra, Helldivers 2 causou o maior alvoroço ao exigir login com conta PSN mesmo para quem jogava no PC — algo que não fazia sentido para milhares de usuários, principalmente em países onde a PSN nem está disponível oficialmente.
Depois de muita reclamação, a Sony recuou, mas a má impressão ficou. Mesmo com Stellar Blade não exigindo essa bendita conta da PSN, ele ainda foi bloqueado pela Sony em diversos países na Steam.
E isso está acontecendo com todos os jogos da PlayStation que chegam ao PC por essa plataforma. Ou seja, mesmo sem a exigência de login, o game continua fora do alcance de muitos, o que está gerando mais revolta.
Segundo dados do site SteamDB (uma fonte confiável que acompanha tudo o que rola nos bastidores da Steam), o jogo aparece como "indisponível" para compra em boa parte do mundo.
E, até agora, a Sony não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O próprio perfil oficial de Stellar Blade nas redes sociais parece estar tão confuso quanto os jogadores, respondendo algumas pessoas de forma vaga e sem solução concreta.
Isso tudo levanta uma dúvida do por que bloquear o acesso a um jogo que não depende da PSN, mesmo para usuários de PC.
A única explicação possível, até agora, é que a PlayStation quer manter sua política de sempre exigir integração com a PSN — mesmo que isso prejudique quem mora em regiões onde o serviço não existe oficialmente.
A sensação geral é de que os jogadores desses países estão sendo "punidos" por algo que foge do controle deles. É como se a Sony estivesse priorizando sua própria estrutura e esquecendo que existe um mundo inteiro cheio de pessoas dispostas a pagar para jogar seus títulos.
Esse tipo de decisão acaba afastando os interessados pelo jogo afetando negativamente as vendas dos jogos da empresa.