Mesmo antes da Bethesda Game Studios lançar oficialmente as ferramentas de modificação em 2024, os apaixonados por Starfield já estão criando mods e compartilhando na internet.
Recentemente, o modder flexcreator lançou seu primeiro mod para Starfield, trazendo a possibilidade de mudar a forma como os planetas são gerados no jogo.
Segundo os desenvolvedores de Starfield, o RPG de ficção científica possui um sistema de geração de planetas que cria 1.695 planetas únicos, todos escaneados e catalogados.
No entanto, essa geração é aleatória, o que significa que cada jogador terá uma experiência única ao explorar planetas como Marte ou Lua, já que a paisagem e os pontos de interesse são diferentes a cada vez.
Agora, com o mod "Consistent World Custom Seed Starfield" é possível mudar isso. Ao utilizar esse mod, os nomes dos planetas e os dados sobre o ambiente de cada planeta são fixos e armazenados nos arquivos do jogo.
Contudo, os "pousos" nos planetas são gerados de forma processual, incluindo pontos de interesse e características da paisagem, baseados em uma "Semente".
O subsistema de jogo chamado "Planet Content Manager" possui um valor de Semente. Essa Semente é gerada aleatoriamente toda vez que um novo personagem é criado e é gravada nos jogos salvos.
O mesmo personagem explorará um universo diferente ao criar um novo personagem com uma nova Semente. No entanto, é possível alterar a Semente do jogo no meio da jogabilidade usando um comando especial no jogo:
setini "iPlanetContentManagerSeed:Planet" 14731564
Salve o jogo (sinta-se à vontade para usar seu próprio número como Semente, apenas não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos que também jogam Starfield!)
Como alternativa, você pode baixar o arquivo específico da seção "Arquivos" deste mod Starfield, colocá-lo no diretório onde o Starfield.exe está localizado, executar o comando do console "bat consistente" e salvar o jogo.
Essa operação precisa ser feita apenas uma vez. Os salvamentos futuros seguirão a nova Semente. Como resultado, todos os jogadores que usarem a mesma Semente verão exatamente o mesmo mundo ao explorar. A geração será processual, mas não mais aleatória.
Isso significa que, não importa onde o Jogador A pouse, sua experiência será semelhante à do Jogador B na mesma localização exata do planeta, com os mesmos pontos de interesse e a mesma paisagem. No entanto, o clima e os eventos podem ser diferentes.
O principal objetivo de remover a aleatoriedade na geração processual com este mod Starfield é possibilitar que a comunidade compartilhe suas descobertas ao explorar o vasto universo do jogo.
Claro, os jogadores precisam concordar previamente com um conjunto de Sementes para garantir a consistência das experiências. A comunidade de jogadores de Starfield ainda aguarda a primeira grande atualização do jogo, anunciada há quase um mês.
Essa atualização promete trazer melhorias como controles de brilho e contraste, um menu de calibração HDR, um controle deslizante de campo de visão, suporte para NVIDIA DLSS e para monitores ultralargos 32:9 (PC), além de uma nova função para comer dentro do jogo.