O Snapdragon 8 Gen 3 é o próximo sistema em um chip (SoC) de ponta da Qualcomm, testes recentes do Geekbench 6 apontam que ele superou o A16 Bionic da Apple em 11%.
Os resultados dos testes de núcleo único e multinúcleo do Geekbench 5 revelaram que o Snapdragon 8 Gen 3 obteve um desempenho consideravelmente maior que o A16 Bionic em ambos os testes.
Os testes realizados pelo Geekbench 6 inclui analises que representam cargas de trabalho do mundo real, o atual chipset carro-chefe da Apple deveria ter uma vantagem sobre a concorrência, mas nas últimas pontuações, o Snapdragon 8 Gen 3 levou a melhor.
Os resultados do Geekbench 6 mostram que o Snapdragon 8 Gen 3 obteve pontuações de 2.563 e 7.256 em single-core e multi-core, respectivamente. Enquanto o A16 Bionic obteve pontuações de 2.528 e 6.502, respectivamente.
Um aumento de 11% nos resultados multi-core para o Snapdragon 8 Gen 3 é algo surpreendente, especialmente quando supera o A16 Bionic, que é conhecido por seus recursos multi-threaded.
Uma das razões que podem ter contribuído para esses resultados impressionantes pode ser o aumento de núcleos de desempenho que a Qualcomm está realizando em seus próximos lançamentos.
De acordo com um relatório anterior, o Snapdragon 8 Gen 3 possui um super núcleo Cortex-X4 junto de cinco outros núcleos de desempenho.
Há rumores de que o cluster da CPU do Snapdragon 8 Gen 3 apresenta uma configuração "1 5 2", mas a Qualcomm afirma estar usando menos núcleos de eficiência em comparação com o Snapdragon 8 Gen 2.
Apesar dos ótimos resultados, a Qualcomm teve que lhe dar com os desafios de manter a temperatura do Snapdragon 8 Gen 3 sob controle.
A solução para isto aparentemente é o processo N4P da TSMC, que usa uma iteração aprimorada da arquitetura N4 ou 4nm da empresa e é voltada para melhorias de eficiência.
Essas vantagens devem dar à Qualcomm espaço para respirar e permitir que o próximo SoC tenha um bom desempenho enquanto controla suas temperaturas.
Os resultados do AnTuTu mostram que o Snapdragon 8 Gen 3 atinge uma pontuação de 1,7 milhão, com a maior parte da pontuação coberta pela GPU.
No entanto, a comemoração da Qualcomm pode durar pouco, já que a Apple está preparando o primeiro chipset de 3nm do mundo, o A17 Bionic, previsto para ser lançado no quarto trimestre.
Via: @korean_riceball