Snapdragon 8 Gen 2 supera o A17 Pro em novo teste de benchmark

Imagem de: Snapdragon 8 Gen 2 supera o A17 Pro em novo teste de benchmark

No mais recente teste de desempenho feito pela AnTuTu, o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm mostrou sua superioridade em relação ao A17 Pro da Apple.

Esses resultados foram divulgados online e não são os primeiros a demonstrar que o atual chip carro-chefe da Qualcomm supera o campeão da série A da Apple.

A AnTuTu, ciente dessa disparidade que já persiste há algum tempo, explicou por que os chipsets feitos especificamente para dispositivos Android têm uma vantagem sobre os da Apple.

Segundo a AnTuTu, comparar os resultados entre iOS e Android não é uma equação justa. Os métodos de teste para ambas as plataformas são completamente diferentes, o que resulta na diferença de desempenho entre os dois chipsets.

Abhishek Yadav compartilhou as pontuações do Snapdragon 8 Gen 2 e do A17 Pro após a avaliação no AnTuTu. No campo Android, temos o OnePlus Ace 2 Pro, enquanto no iOS foi testado o iPhone 15 Pro Max.

O Snapdragon 8 Gen 2 alcançou uma pontuação notável de 1.733.703, enquanto o A17 Pro ficou um pouco atrás, com 1.641.883. Esses resultados são notavelmente distintos dos obtidos pelo chipset de 3nm da Apple no Geekbench 6.

O A17 Pro não atingiu pontuações altas em single-core e multi-core em comparação com o A16 Bionic. No entanto, ainda supera o Snapdragon 8 Gen 2 em ambas as categorias, independentemente da quantidade de vezes que o benchmark é executado.

Quanto à explicação da AnTuTu, a empresa acredita que comparar diretamente as duas plataformas não é justo, pois os métodos de teste variam significativamente entre cada uma delas.

A AnTuTu também destaca que as versões iOS e Android do benchmark usam APIs diferentes para executar o teste de GPU. Enquanto o iOS utiliza a API Metal da Apple, os smartphones Android utilizam OpenGL ES e API Vulkan.

As cenas no benchmark são as mesmas, mas a forma como são renderizadas difere completamente. Essas diferenças são a principal razão pela qual as duas versões não podem ser comparadas diretamente, mas esse teste proporcionou uma comparação interessante entre as plataformas.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.