No mais recente teste de desempenho feito pela AnTuTu, o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm mostrou sua superioridade em relação ao A17 Pro da Apple.
Esses resultados foram divulgados online e não são os primeiros a demonstrar que o atual chip carro-chefe da Qualcomm supera o campeão da série A da Apple.
A AnTuTu, ciente dessa disparidade que já persiste há algum tempo, explicou por que os chipsets feitos especificamente para dispositivos Android têm uma vantagem sobre os da Apple.
Segundo a AnTuTu, comparar os resultados entre iOS e Android não é uma equação justa. Os métodos de teste para ambas as plataformas são completamente diferentes, o que resulta na diferença de desempenho entre os dois chipsets.
Abhishek Yadav compartilhou as pontuações do Snapdragon 8 Gen 2 e do A17 Pro após a avaliação no AnTuTu. No campo Android, temos o OnePlus Ace 2 Pro, enquanto no iOS foi testado o iPhone 15 Pro Max.
O Snapdragon 8 Gen 2 alcançou uma pontuação notável de 1.733.703, enquanto o A17 Pro ficou um pouco atrás, com 1.641.883. Esses resultados são notavelmente distintos dos obtidos pelo chipset de 3nm da Apple no Geekbench 6.
O A17 Pro não atingiu pontuações altas em single-core e multi-core em comparação com o A16 Bionic. No entanto, ainda supera o Snapdragon 8 Gen 2 em ambas as categorias, independentemente da quantidade de vezes que o benchmark é executado.
Quanto à explicação da AnTuTu, a empresa acredita que comparar diretamente as duas plataformas não é justo, pois os métodos de teste variam significativamente entre cada uma delas.
A AnTuTu também destaca que as versões iOS e Android do benchmark usam APIs diferentes para executar o teste de GPU. Enquanto o iOS utiliza a API Metal da Apple, os smartphones Android utilizam OpenGL ES e API Vulkan.
As cenas no benchmark são as mesmas, mas a forma como são renderizadas difere completamente. Essas diferenças são a principal razão pela qual as duas versões não podem ser comparadas diretamente, mas esse teste proporcionou uma comparação interessante entre as plataformas.