A Qualcomm lançou oficialmente o Snapdragon 8 Elite Gen 5, sucessor do Snapdragon 8 Elite, trazendo a terceira geração dos núcleos Oryon.
Esse novo chip chega ao mercado com maior desempenho e maior eficiência energética para reforçar a liderança da Qualcomm nos processadores para smartphones Android topo de linha.
De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 tem um design de CPU chamado de "2 + 6", com dois núcleos de alto desempenho rodando a 4,60 GHz e seis núcleos de eficiência energética a 3,62 GHz.
Segundo a empresa, esse chip entrega 20% mais desempenho que o Snapdragon 8 Elite, mas não foi especificado se esse ganho vale para tarefas que usam apenas um núcleo ou todos os núcleos ao mesmo tempo.
A fabricante também afirma que esse é o processador móvel mais rápido do mundo, mas só benchmarks independentes vão comprovar isso.
Além disso, a CPU de oito núcleos promete 35% mais eficiência, e o chipset todo consome 16% menos energia que o Snapdragon 8 Elite.
Os núcleos Oryon de 3ª geração também suportam aceleração de IA por hardware, mas não oferecem compatibilidade com SME2, tecnologia presente em alguns chips ARM, como o MediaTek Dimensity 9500.
O Adreno 840, GPU do Snapdragon 8 Elite Gen 5, mantém a arquitetura "sliced" introduzida na geração anterior. Agora, ele traz 18 MB de cache dedicado para desenvolvedores, chamado de Adreno High Performance Memory, consumindo até 10% menos energia.
A Qualcomm também fez parcerias com estúdios de jogos, como a Tencent, para otimizar títulos para o chip. O clock máximo da GPU chega a 1,20 GHz (contra 1,10 GHz do Adreno 830), com 23% mais desempenho e 20% menos consumo de energia, além de suporte nativo ao Unreal Engine 5.
- Leia também: Snapdragon 8 Elite Gen 5 rivaliza com Apple A19 Pro em desempenho e supera no multi-core com 5% a mais de pontuação
O Hexagon NPU de nova geração do Snapdragon 8 Elite Gen 5 consegue processar cargas de trabalho de IA maiores sem depender da internet.
Ele é 37% mais rápido que o NPU do Snapdragon 8 Elite e traz 16% mais eficiência por watt, graças a aceleradores de IA adicionais.
Powering the next generation of flagship smartphones: @Snapdragon 8 Elite Gen 5. It delivers faster performance, more immersive gaming, and #AI that runs directly on your device. #SnapdragonSummit pic.twitter.com/6NMPfSnKCn
— Qualcomm (@Qualcomm) September 24, 2025
O chip funciona junto com o modem 5G Snapdragon X85, oferecendo até 12,5 Gbps de download e 3,7 Gbps de upload. O modem também consome menos energia e garante maior precisão de localização.
Além disso, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 mantém a suíte FastConnect 7900, que reúne Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e UWB, consumindo 40% menos energia que na geração anterior.
O chipset consegue gravar vídeos 4K a 120 FPS, além de slow-motion em 1080p a 480 FPS e fotos de 320 MP. Para vlogging, ele traz suporte ao codec Advanced Professional Video (APV) para que smartphones com esse chip possam competir com iPhones que usam Apple ProRes.
Outra novidade é o ISP de 20 bits, ante 18 bits do modelo anterior, aumentando em até 4x a faixa dinâmica (Dynamic Range). Diversas fabricantes já devem lançar flagships com esse processador, incluindo a Samsung com a série Galaxy S26 e a Xiaomi 17, que já confirmou o chip.