Home / Hardwares / SK hynix apresenta a primeira tecnologia HBM4 do mundo

SK hynix apresenta a primeira tecnologia HBM4 do mundo

Imagem de: SK hynix apresenta a primeira tecnologia HBM4 do mundo

A SK hynix, gigante sul-coreana de tecnologia, chamou atenção ao revelar sua nova memória HBM4 no evento TSMC North America Technology Symposium.

Essa apresentação trouxe ao público detalhes sobre a próxima geração de memórias de alta performance, confirmando o quanto a empresa está à frente dos concorrentes.

Hoje, quando se fala em memória HBM no mercado, não há como negar, a SK hynix está deixando rivais como Micron e Samsung para trás.

Enquanto essas empresas ainda estão em fase de testes com a HBM4, a SK hynix já desenvolveu uma versão comercial da nova tecnologia. Isso coloca a marca como líder nessa corrida tecnológica.

Durante o evento, o destaque foi o anúncio da memória HBM4, que alcança até 48 GB de capacidade, com uma velocidade de transferência de 2.0 terabytes por segundo e taxa de 8.0 gigabits por segundo na comunicação de dados.

A empresa revelou que a produção em larga escala está prevista para começar na segunda metade de 2025. Com isso, produtos usando essa tecnologia já podem aparecer no mercado ainda este ano.

Outro ponto importante é que a SK hynix é, até agora, a única empresa que apresentou a tecnologia HBM4 ao público. Isso reforça ainda mais sua posição de liderança no segmento.

Além da novidade do HBM4, a SK hynix também mostrou a memória HBM3E com 16 camadas, outra inovação no mercado. Essa versão chega a uma largura de banda de 1.2 TB/s.

Segundo informações, ela será utilizada nos poderosos clusters de inteligência artificial GB300 "Blackwell Ultra", da NVIDIA. No futuro, a NVIDIA pretende migrar para o HBM4, usando o projeto chamado "Vera Rubin".

Para conseguir empilhar tantas camadas de memória, a SK hynix aplicou tecnologias avançadas como o Advanced MR-MUF e o TSV (Through Silicon Via), mostrando que está inovando também na forma como constrói esses componentes complexos.

Mas as novidades não pararam na linha HBM. A SK hynix também aproveitou para exibir seus módulos de memória para servidores, conhecidos como RDIMM e MRDIMM.

Esses módulos, essenciais para centros de dados e aplicações em inteligência artificial, agora são feitos com o padrão 1c DRAM, o que garante velocidades de até 12.500 MB/s.

"Apresentamos uma variedade de módulos projetados para melhorar o desempenho em IA e centros de dados, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia. Entre eles, destacam-se os MRDIMM com velocidade de 12,8 Gbps e capacidades de 64 GB, 96 GB e 256 GB; os RDIMM com velocidade de 8 Gbps nas versões de 64 GB e 96 GB; e o 3DS RDIMM de 256 GB", explicou a SK hynix.

Esses avanços confirmam que a SK hynix está dominando não só o mercado de memórias HBM, mas também o de DRAM. Tudo isso graças ao investimento pesado em inovação e a parcerias estratégicas com empresas líderes, como a NVIDIA.