Samsung aumenta participação própria de RAM LPDDR5X no Galaxy S25 e reduz cota da Micron para 40%

Imagem de: Samsung aumenta participação própria de RAM LPDDR5X no Galaxy S25 e reduz cota da Micron para 40%

Antes, a Micron era responsável por fornecer 60% da memória LPDDR5X do Galaxy S25. Na época, a Samsung tinha problemas de rendimento e aquecimento com essa tecnologia de RAM.

Agora, parece que a fabricante coreana resolveu essas dificuldades e decidiu aumentar sua própria produção para 60%, reduzindo a participação da Micron para 40%.

Mesmo assim, os 40% continuam sendo significativos para a Micron, que deve manter uma presença forte na linha Galaxy S26, garantindo um bom volume de fornecimento.

Os desafios da Samsung estavam ligados ao processo de fabricação de 10nm de quinta geração (1b), usado na produção da LPDDR5X, que apresentava baixo rendimento e problemas térmicos.

Por isso, a divisão de soluções de dispositivos da Samsung (Device Solutions, ou DS) não conseguiu cumprir o prazo de amostras da divisão de memória (MX).

Segundo informações do Dealsite, traduzidas pelo perfil @Jukanlosreve, a reorganização da Samsung na área de semicondutores ajudou a empresa a recuperar o controle da produção de memória, permitindo que agora ela forneça a maior parte da RAM do Galaxy S25.

Com essa mudança, estima-se que 22,2 milhões de unidades do Galaxy S25 venham com memória LPDDR5X fabricada pela Samsung, enquanto 14,8 milhões devem usar chips da Micron.

Apesar da redução na participação, a Micron continua sendo uma parceira confiável da Samsung, e 40% do fornecimento ainda representa uma fatia considerável. Para o Galaxy S26, programado para o início do próximo ano, a tendência é que a Samsung mantenha essa divisão.

Mesmo que a fabricante coreana tenha superado os problemas de rendimento e aquecimento, manter um fornecedor alternativo é sempre estratégico, já que dificuldades na produção de semicondutores podem surgir novamente a qualquer momento.