A Samsung alcançou sua maior maior participação no mercado global de smartphones em cinco anos e se tornou a marca de smartphones mais vendida em 2022.
De acordo com um relatório do SamMobile, a Samsung registrou uma participação de mercado de 24% em abril de 2022, a maior desde junho de 2017.
Segundo o relatório, o sucesso nas vendas da empresa estar na série Galaxy S22 e os telefones Galaxy A de baixo custo que foram bem aceitos no mundo inteiro.
A última grande participação da Samsung a nível de domínio global foi em abril de 2017, quando tinha uma participação de mercado de 25%.
Os números atuais da Samsung para o mesmo mês em termos de vendas de telefones ficaram apenas 1% abaixo do recorde registrado há cinco anos atrás. Por outro lado, a Apple caiu para 15%.
Fechando o pódio das três marcas com maiores participação no mercado global de telefones em abril deste ano, está a Xiaomi com 12% das vendas.
Para alcançar o topo das vendas, a Samsung teve que trabalhar em vários fatores como o gerenciamento robusto da cadeia de suprimentos e manter um equilíbrio entre oferta e demanda.
Parece algo simples, mas considerando o cenário global atual onde a escassez de chips ainda é muito grande e as instabilidades econômicos que a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia causou, isso é algo surpreendente.
Além disso, a Índia teve um grande impacto nas vendas de produtos da Samsung em 2022. A empresa registrou uma participação no mercado indiano de 81%.
Há também o fato de a Samsung ter lançado promoções atraentes nos principais mercados de telefones, incluindo a América Latina, que também ajudaram a expandir a presença da marca.
De acordo com os analistas da Counterpoint Research, a Samsung deve manter a liderança no mercado global de smartphones no segundo trimestre de 2022, citando o potencial da marca no segmento de smartphones dobrável.