A Qualcomm está trabalhando para lançar uma versão especial do Snapdragon 8 Gen 3 com conectividade via satélite que alimentará os futuros smartphones Android carros-chefe, de acordo com um relatório recente.
O recurso Snapdragon Satellite da Qualcomm foi apresentado pela primeira vez no chipset Snapdragon 8 Gen 2, mas por alguma razão, ainda não foi implementado no atual chip 8 Gen 3.
Agora, um informante do Digital Chat Station trouxe algumas novidades animadoras, mencionando que uma nova versão do Snapdragon 8 Gen 3 oferecerá suporte a conectividade via satélite.
O nome oficial para este chipset ainda é desconhecido, mas foi revelado o número do modelo "SM8650", o que representa uma forte indicação de que realmente se trata do próximo SoC 8 Gen 3.
Existe a possibilidade de que essa "Special Version" seja o tão aguardado Snapdragon 8 Gen 3 para a linha Galaxy S24 da Samsung, tornando os dispositivos ainda mais atrativos para os usuários.
Falando em conectividade via satélite, há rumores de que a Samsung também está trabalhando em incorporar esse recurso em seus smartphones de última geração, mas ainda não há detalhes sobre quais modelos específicos receberão essa funcionalidade.
No início deste ano, na CES 2023, a Qualcomm anunciou oficialmente seu recurso Snapdragon Satellite, um serviço de mensagens de emergência que funciona em qualquer lugar do mundo.
Curiosamente, não houve atualizações sobre a implementação desse recurso nos dispositivos que receberam o Snapdragon 8 Gen 2, mesmo a empresa tendo afirmado que eles teriam suporte para o Snapdragon Satellite.
Isso pode estar relacionado a um possível acordo não concretizado entre a Qualcomm e a Iridium Communications, a empresa de comunicações por satélite dos EUA que ficou responsável pela parte da comunicação.
Assim como a Apple, a Qualcomm não possui uma rede própria de satélites, então a empresa anunciou que estaria trazendo os recursos de mensagens de emergência em parceria com a Iridium.
Provavelmente essa colaboração só será concretizada com o lançamento do Snapdragon 8 Gen 3, previsto para o final de outubro.
Além da conectividade via satélite, o novo chipset contará com o modem Snapdragon X75 5G da Qualcomm, que já suporta comunicações via satélite.
Essa inovação, faz parte do plano da Qualcomm para se adaptar as demandas do mercado de smartphones e continuar se destacando no fornecimento de processadores para smartphones com as tecnologias mais avançadas.
Via: Digital Chat Station, WccfTech