A Qualcomm acaba de contratar Paritosh Kulkarni, um antigo especialista em ray tracing e ex-funcionário da AMD. Ele chega para reforçar o time de suporte ao DX12.2 da empresa, que trará melhorias para as GPUs Adreno.
Para quem não sabe, Paritosh Kulkarni é um nome de peso no mundo do ray tracing. Durante sua passagem pela AMD, ele foi peça-chave no desenvolvimento de path tracers baseados em CPU/GPU e na biblioteca de ray tracing "HIPRT".
Agora, ele se junta à Qualcomm com a missão de elevar o nível das GPUs Adreno. Kulkarni vai trabalhar na equipe de prototipagem de drivers da Qualcomm, focando em aprimorar recursos do DX12.2.
Entre esses recursos, destacam-se o DXR (DirectX Raytracing), shaders de malha e gráficos de trabalho. O objetivo é otimizar e potencializar o desempenho das GPUs Adreno, tanto em dispositivos móveis quanto em plataformas Windows.
"Vou me juntar à equipe de prototipagem do driver Qualcomm DXR, ajudando a prototipar recursos do DX12.2 (DX12 ultimate), como DXR, shaders de malha, gráficos de trabalho e trabalhar com a equipe de arquitetura de GPU para melhorar as GPUs Adreno", disse Paritosh Kulkarni, em uma publicação no X (antigo Twitter).
Atualmente, apesar do sucesso dos chips Snapdragon, principalmente pelo desempenho em computação de IA, as GPUs Adreno ainda ficam atrás de concorrentes em termos de recursos gráficos.
Recentemente, testes realizados pelo PC World com o Snapdragon X Elite no jogo "Control" mostraram que a performance ainda não é tão boa quanto a dos concorrentes, atingindo apenas 40 FPS em configurações baixas.
Isso deixa claro que, no momento, as GPUs Adreno não são a melhor escolha para jogos mais pesados. Com Kulkarni na equipe, a Qualcomm busca reduzir essa desvantagem e fazer com que as suas GPUs se tornem mais competitivas.
A conhecimento dele em ray tracing pode ser o diferencial necessário para que as GPUs Adreno ofereçam um desempenho gráfico de ponta, principalmente em jogos e aplicações mais exigentes.
Isso indica que a chegada de Paritosh Kulkarni à Qualcomm é um movimento estratégico que visa fortalecer a posição da empresa no mercado de GPUs.
Com melhorias focadas no DX12.2, espera-se que as GPUs Adreno se tornem mais robustas e eficientes, atendendo melhor às demandas dos usuários.